Futuros A-29 da Força Aérea dos EUA recebem pintura clássica “Air Command”

O esquema de cores também é usado ​​pelo 371º Esquadrão de Treinamento de Combate de Operações Especiais

blank

Nesta terça-feira 29 de março, as empresas Sierra Nevada Corporation (SNC) e Embraer Defence & Security (EDS) apresentaram o mais recente A-29 Super Tucano do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Air Force Special Operations Command – AFSOC), pintado em referência ao início das operações especiais aéreas.

O A-29 foi pintado de verde escuro, com cinco listras “Air Command”, que era o esquema de cores dos P-51s Mustangs e P-47 Thunderbolts utilizado pela Força Aérea do Exército dos EUA, durante as campanhas de 1944 na China, Birmânia e Índia, de acordo com comunicado realizado pela SNC.

A AFSOC irá utilizar as aeronaves ​​no treinamento de tropas estrangeiras em Hurlburt Field, Flórida. Duas das aeronaves estão passando por modificações nas instalações da SNC. no Colorado, com o terceiro sendo montado na unidade de produção da Embraer na Flórida, de acordo com o comunicado.

blankA compra dos três A-29, junto com três Textron Aviation AT-6s para o Comando de Combate Aéreo, é a última etapa proveniente do “experimento de ataque leve” da Força Aérea, que começou em 2017, e avaliou várias aeronaves para uma aquisição em potencial de grande escala a ser usada para apoio aéreo aproximado em locais austeros, mas não se tornou um programa de aquisição completo.

A aeronave Código 1 chegou as instalações da SNC no dia 23 de fevereiro, e com isso se alcança um marco na produção das três aeronaves.

A SNC, como contratada principal, e seu parceiro, Embraer Defense & Security, são contratados para entregar três aeronaves A-29, bem como equipamentos de apoio em solo, treinamento de pilotos, incluindo treinamento diferenciado e treinamento de atualização de instrutor de pilotos, suporte logístico de contratados, peças e sustentação para a missão AFSOCs CAA, que ajuda a construir a capacidade de parceiros internacionais.

blankA entrega final de todas as três aeronaves ocorrerá este ano, com atividades de treinamento e suporte continuando até 2024. Os dois primeiros A-29, incluindo o retratado, estão atualmente passando por modificações nas instalações da SNC em Centennial, Colorado, com produção e montagem finais da terceira em andamento agora nas instalações da Embraer em Jacksonville, Flórida.

Sobre o A-29

O A-29 Super Tucano construído nos EUA pela Sierra Nevada Corporation e sua parceira, Embraer Defense & Security, foi selecionado por 15 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo Afeganistão e Líbano.

O A-29 é uma aeronave turboélice versátil e poderosa e é conhecido por seu design robusto e durável, que permite que ele execute operações em pistas não aprimoradas e em bases operacionais avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados.

O A-29 é a única aeronave de ataque leve no mundo com um Certificado de Tipo Militar da Força Aérea dos EUA (MTC) mantido sob a plataforma A-29 do Afeganistão. A Sierra Nevada Corporation está atualmente buscando o MTC na variante da USAF do A-29 antes da entrega da aceitação da USAF ainda este ano.

Sobre a Sierra Nevada Corporation (SNC)

Propriedade da Chairwoman e presidente Eren Ozmen e do CEO Fatih Ozmen, a SNC é uma líder confiável na solução dos desafios mais difíceis do mundo por meio da melhor engenharia de arquitetura aberta em sistemas espaciais, soluções comerciais e segurança e defesa nacional.

A SNC é reconhecida entre as três empresas americanas mais inovadoras no espaço, como Fornecedor Superior de Nível Um para a Força Aérea dos Estados Unidos e como uma das empresas de crescimento mais rápido da América.

O legado de 55 anos da SNC de soluções civis, militares e comerciais de última geração inclui o fornecimento de mais de 4.000 sistemas espaciais, subsistemas e componentes para clientes em todo o mundo e a participação em mais de 450 missões espaciais, incluindo Marte.

Sobre a Embraer Defesa e Segurança

A Embraer Defense & Security é a indústria aeroespacial e de defesa líder na América Latina. Além do A-29 Super Tucano de ataque leve e treinador avançado e do transporte aéreo militar multimissão C-390 Millennium, oferece uma linha completa de soluções integradas e aplicações como Centro de Comando e Controle (C4I), radares, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e espaço.

Isso também inclui sistemas integrados de informação, comunicação, monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves para transporte de autoridades e missões especiais. Com presença crescente no mercado global, os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

  • FONTE: Sierra Nevada / Embraer