O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), por meio do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), sediou, entre os dias 23 e 27/06, o Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP). Participaram do treinamento 62 alunos dos Cursos de Adaptação de Médicos (CAMAR), de Dentistas (CADAR) e de Farmacêuticos (CAFAR), que estão em formação na Organização Militar (OM).
O CASOP tem como objetivo capacitar os militares quanto à realização de suporte básico de vida em condições adversas, além de exercerem funções de gerenciamento, coordenação e auxílio no atendimento de emergências. O curso também fornece noções sobre apoio logístico de saúde para Forças Armadas em situações operacionais e de combate.
“O CASOP é um curso que, por meio de simulados e testes de verificação individual, conseguimos inserir em cada um dos alunos o propósito principal de salvar vidas em ambientes extremos”, destacou o Coordenador Técnico do CASOP 2025, Capitão Médico Leandro Pacheco Amorim.
“Agradeço à equipe de instrução, que se dedicou bastante para tornar tudo isso possível, e aos meus colegas que mostraram um altíssimo padrão de empenho, dedicação e capacidade técnica”, ressaltou o Aluno Médico Heitor Maia Rodrigues.
“Tenho muita honra em participar desse curso de adaptação e operação em saúde. A semana foi extremamente exaustiva, porém muito produtiva e importante para a nossa formação. Mesmo já sendo médico, ainda não tinha vivido essa imersão tão grande. Agradeço à FAB pela oportunidade”, pontuou o Aluno Médico Cayo Cesar Guimarães Brandão.
Instituto de Medicina Aeroespacial
O Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP) é coordenado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), que atua como referência na formação dos profissionais de saúde da Força Aérea Brasileira para o contexto operacional. Ao introduzir os estagiários às doutrinas, protocolos e práticas da saúde operacional, o Instituto assegura que esses profissionais estejam prontos para integrar equipes em missões de campanha, operações de defesa e ações humanitárias. Essa formação é essencial para ampliar a capacidade de atendimento em ambientes adversos e contribuir diretamente para a preservação da vida e o sucesso das missões da FAB.
A estrutura do CASOP combina atividades teóricas e práticas, com foco na aplicação das doutrinas operacionais da FAB em situações reais. Os conteúdos abordados incluíram introdução à saúde operacional, cinemática do trauma, atendimento pré-hospitalar tático, emergências com múltiplas vítimas, lesões térmicas, afogamentos, fundamentos em DQBRN, transporte em campanha e aeromédico, além de atendimento a vítimas de animais peçonhentos.
Por meio de simulados e acionamentos, os estagiários foram desafiados a tomar decisões rápidas, trabalhar em equipe e aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários realistas, refletindo as exigências do ambiente militar. “O CASOP oferece uma oportunidade ímpar para treinar ações que, de outra forma, só seriam possíveis na realidade. Graças às simulações extremamente realistas do curso, garantimos que os militares estejam melhor preparados para a resposta no Atendimento Pré-Hospitalar (APH)”, explicou a Sargento de Serviços de Enfermagem Luana Alves Santa Marinha Pacheco, uma das instrutoras do curso.
Fotos: CIAAR