Fuzileiros Navais realizam treinamento em área de caatinga no município de Messias Targino

O município de Messias Targino, que tem pouco mais de 5 mil habitantes na região Oeste do Rio Grande do Norte, é o primeiro na região Nordeste a ser escolhido para receber militares do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que realizarão treinamento de combate e de sobrevivência na área de caatinga.

Aproveitando a estadia no território do município, os profissionais de saúde da Marinha do Brasil (MB) realizam mutirões de atendimento à população local, assim como os profissionais de educação realizam palestras destacando o civismo nas escolas do município.

Um dos moradores da região, Diego Dantas, 12, disse que adorou a proposta ao assistir as palestras e quando crescer vai se inscrever para ingressar na MB. O pecuarista, Francisco Alves Fernandes, disse que ficou impressionado com a presença da MB e vê tudo com bons olhos.

“É uma boa opção para corrigir as pessoas, ajeitar as escolas, para a comunidade e as pessoas da sociedade”, disse Francisco, acrescentando que esteve no desfile militar (o primeiro na história da cidade) e que gostou muito e espera que as forças armadas voltem mais vezes a cidade.

A Secretaria de Educação de Messias Targino, Lidiane Fernandes, disse que gostou muito porque os militares deram uma aula de civismo nas sete escolas do município, prestaram serviços de saúde e emocionou a população com um desfile magistral no dia 9 de setembro.

“Foi muito ótimo. Foi muito bom. Foi uma maravilha. Nunca tinha assistido um desfile tão bonito quanto o que vi aqui semana retrasada aqui em Messias Targino. Muito bem organizado”, conta o aposentado José Jacson de Lira, de 68 anos.

O Capitão-Tenente Cunha explicou que o projeto é desenvolvido pela MB e a Prefeitura Municipal de Messias Targino, para levar civismo aos estudantes do município, saúde a população local e também proporcionar o treinamento na área de caatinga aos fuzileiros.

O treinamento de combate e sobrevivência dos militares na área de caatinga aconteceu na zona rural, numa área afastada cerca de 10 km da área urbana. As atividades da Marinha em Messias Targino serão realizadas anualmente, sempre no mês de setembro.

“A Marinha aproveita este ambiente de caatinga para treinar os militares do CFN, onde fora enviado 182 fuzileiros navais para realizar o adestramento em ambiente de caatinga, como encontrar e preparar alimentos, assim com realizar operação de combate neste ambiente”, conta o capitão Cunha.

Além das palestras, do atendimento de saúde e o treinamento dos militares, a Marinha também recupera a estrutura das escolas e ginásios de esportes, melhora a situação elétrica, hidráulica e de refrigeração dos prédios públicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: MossoróHoje

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below