Gabinete de Segurança Institucional celebrou 80 anos de criação

As origens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), remontam ao Decreto-Lei nº 920, de 1º de dezembro de 1938, que bipartiu a estrutura da Presidência da República em um Gabinete Civil e um Gabinete Militar, tendo este último a função de coordenar os trabalhos do Conselho de Segurança Nacional, órgão que havia sido criado em 1927 para o “estudo e coordenação de informações sobre todas as questões de ordem financeira, econômica, bélica e moral relativas à defesa da Pátria”. 

A história do órgão é o resultado da longa maturação, através das décadas, de uma ideia tão simples quanto intuitiva: a de que o chefe de Estado, num país da complexidade e das dimensões do Brasil, não pode prescindir de assessoria pessoal e direta em questões atinentes à segurança nacional.

Ao longo do tempo, a denominação original do GSI sofreu alterações e a sua estrutura regimental evoluiu, tendo sido ampliadas as competências e responsabilidades do órgão na defesa dos interesses da sociedade e estado brasileiro. Após ter sido extinto em 2015, a visão de estado do Presidente Michel Temer resultou na recriação do GSI, efetivada por intermédio da Medida Provisória n° 726, de 12 de maio de 2016.

* Com informações do Gabinete de Segurança Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here