Gabinete de Segurança Institucional ministrapalestra na Escola Superior de Guerra

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou, no dia 07 de outubro, do seminário “Geopolítica de Recursos Naturais”, na Escola Superior de Guerra (ESG), evento organizado pela Petrobras.

Além do GSI, participaram representantes de diversas instituições, dentre as quais a Transpetro, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e o Ministério Público Federal.

Em sua participação, o Diretor de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do GSI/PR, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Silva Mello, abordou o tema “Infraestruturas críticas do Brasil”, destacando a publicação da Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas (PNSIC), em novembro de 2018.

Durante sua apresentação, o Oficial afirmou que “o GSI coordena grupos técnicos de trabalho desde 2008, os quais têm o propósito de estudar e apresentar o levantamento das possíveis ameaças às infraestruturas críticas do País em cada uma das respectivas áreas (comunicações, transporte, energia, finanças e água).”

Outro tema muito debatido foi a ocorrência de derivação clandestina em dutos de petróleo e gás natural, atividade criminosa que vem aumentando significativamente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além dos prejuízos materiais, foram enfatizados os problemas ambientais decorrentes de um vazamento e os riscos à população que reside no entorno dos dutos afetados. Para mitigar estes riscos, o GSI manifestou seu apoio e interesse em ampliar as conversas com a Petrobras, a Transpetro e demais empresas privadas do setor, no sentido de ampliar e dar celeridade aos trabalhos do GTSIC sobre dutos.

“Uma das maneiras de combater esse tipo de crime é por intermédio do fortalecimento da cooperação e da troca de informações entre os diversos órgãos que lidam com esse assunto”, declarou o CMG Silva Mello.

  • Com informações do GSI


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here