Gabinete do Ministro da Defesa tem novo Chefe

Foi realizada na última sexta-feira (21) cerimônia de transmissão de cargo de chefe de Gabinete do Ministro da Defesa. O general de divisão Edson Dhiel Rippoli despediu-se do cargo e o general de brigada Cláudio Senko Penkal assumiu o posto.

O chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho, e o secretário-geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier dos Santos, entre outras autoridades prestigiaram a solenidade.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, homenageou o general Dhiel em discurso, relembrando a trajetória dele no MD. “Seu período à frente desse Gabinete foi intenso de realizações, que contribuíram para que essa Pasta alcançasse resultados na solução das mais diversas demandas”, elogiou o ministro.

Natural de Curitiba, o general Penkal foi Comandante da 5ª Região Militar. Possui experiência internacional, com passagem pela Missão de Paz da ONU na Guatemala (MINUGUA), como observador militar; Adido do Exército junto à representação diplomática do Brasil na França e na Bélgica, entre 2014 e 2016, entre outros trabalhos.

Ao retornar ao Brasil foi classificado no Estado-Maior do Exército, onde foi promovido a Oficial General e exerceu a função de Chefe do Estado-Maior do CMN, em Belém (PA).

  • Por Mariana Alvarenga, Via AssCom do MD; Fotos: Alexandre Manfrim


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail