GATI-CO conduz visita de Instrução ao Centro de Reabilitação Inclusiva da Colômbia

blank

Google News

No dia 10 de setembro, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, conduziram uma visita de instrução com os alunos do Curso de Monitor Nacional de Desminagem Humanitária (CMNDH) ao Centro de Reabilitação Inclusiva (CRI) da Colômbia.

O centro é responsável por apoiar a recuperação de militares considerados incapazes às operações de desminagem, devido a algum acidente ou ação direta de uma mina ou artefato explosivo. Os profissionais especializados realizam atividades com essas vítimas que contribuem ao processo de inclusão social, familiar e às novas formas de trabalho.

Os Assessores Interamericanos brasileiros e os alunos do curso foram recebidos pela diretora e equipe médica do centro. Foi possível conhecer os espaços adaptados para os tratamentos, a área de treinamento físico destinada, inclusive, à equipe de desportos paralímpica colombiana, simuladores de veículos e de transportes públicos e uma habitação adaptada para pessoas com deficiências.

O destaque da visita foi a possibilidade que os alunos tiveram em escutar relatos de militares recém chegados ao centro com sequelas do impacto de um acidente com minas. Os oficias brasileiros puderam testemunhar a atenção e emoção demonstrados pelos futuros Monitores Nacionais ao presenciarem os reflexos causados a um militar acometido por algum tipo de explosivo em uma operação de desminagem.

A visita de instrução proporcionada pelos Assessores Técnicos Interamericanos do Brasil aos alunos colombianos contribuiu para ampliar o senso crítico a ser empregado nas operações em campo, a fim de evitar possíveis mazelas causadas pelas minas antipessoais e artefatos explosivos, que ainda hoje impactam a Colômbia.

blankblankblankblankblank

Fonte: GATI-CO

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias
do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com
os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!



Fonte