General Costa Neves é escolhido para comandar Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo

General de Divisão Costa Neto, quando comandava a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) - 2017

O General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, do Exército Brasileiro (EB) foi nomeado pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, como novo comandante da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). Ele substitui o General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, que esteve na liderança da missão e encerrou seu trabalho em 31 de outubro.

O Gen Div Costa Neves, Diretor de Avaliação e Promoção do Exército Brasileiro desde o final de 2018, tem uma destacada carreira militar com quase 40 anos de serviço. Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) no biênio 2017-2018, a qual é a responsável pela formação de oficiais combatentes de carreira do EB.

Anteriormente, foi Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (2015-2017) e Comandante do 62º Batalhão de Infantaria (2008-2010). O Gen Div Costa Neves tem experiência anterior com Forças de Paz, tendo servido como Observador Militar na Missão de Verificação da ONU em Angola (UNAVEM III) de 1995 a 1996.

Possui os seguintes cursos: Básico de Paraquedista, Mestre de Salto, Especial de Política e Estratégia – ESG, Avançado de Infantaria – Fort Benning – EUA, Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto – Portugal, War College – EUA, Mestrado em Política e Estratégia – EUA.

Fonte: Agência Verde-Oliva, com base em informações da ONU Brasil.





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail