Geoideologias e sua relação com a Geopolítica

A política é a cumprimento do poder, e o poder é utilizado para um fim maior. Segundo Nicholas Spykman: “O poder pode ser considerado um meio, não um fim; portanto que seu uso esteja constantemente sujeito a critérios morais.” (MATTOS, 2011, p. 209). Uma doutrina que envolve valores, crenças, visões, etc. Ratzel, ao expor a sua segunda lei do crescimento espacial dos Estados, afirma que “apresenta outros sintomas de expansão: ideias, intercâmbio comercial, atividades missionárias” (MATTOS, 2011, p. 140).

Escassez é que ter recursos insuficientes para uma necessidade. Recursos são os meios de produzir algo. Mas quando se fala em recursos logo vem a ideia de dinheiro. Podemos dizer que recursos também é tempo, matéria-prima, tecnologia, mão de obra, entre outros. Com as modernas ideologias intelectuais e ativistas reunidos em ONGs, mídias, e outros veículos de comunicação encarregados de difundir certas ideias.

Na política entre os países de um bloco, sua coesão política a capacidade de influência em uma potência regional. De acordo com o site G1 da Rede Globo o Presidente do Brasil que em visita a Índia assina acordos nas áreas de segurança cibernética, biocombustíveis e ciência. Conforme o site do Senado, no dia 28 de junho de 2019, os comitês negociadores do Mercosul e da União Europeia (UE) divulgaram em Bruxelas, capital da Bélgica, o acordo comercial envolvendo os dois blocos econômicos com tarifas de importação e baixando os tributos a zero.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Regiani. R, Martin. A. R. Geopolítica e Geoideologia na Atualidade: rumo ao pluralismo ideológico – Revista de Geopolítica, v. 9, nº 2, p. 142 – 156, jul./dez. de 2018.

Lachman. M. Artigo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-12052017-090330/pt-br.php>. Acesso em: 26 jan. 2020.

Castro, Josué de (1955). A Geopolítica da Fome, Rio de Janeiro: Livraria Editora.

You may also like