Governo do DF apoiará eventos da Marinha em Brasília

Data:

O Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, se comprometeu a traçar estratégias junto à Marinha do Brasil (MB) para aumentar o chamado “turismo cívico” em Brasília (DF), tendo como base a celebração de uma data magna para a Força: o Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho. Segundo ele, o objetivo é atender às mais de 3 milhões de pessoas que passam pela capital federal.

Durante visita ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), em Brasília (DF), nesta terça-feira (16), o Secretário também afirmou que a Secretaria de Turismo (SeturDF) tem interesse em apoiar o evento, previsto para acontecer em 10 de junho, data que também marcará a inauguração da Rádio Marinha FM em Brasília (95,7). De maneira inédita, a cerimônia deste ano será aberta ao público e gratuita, na Torre de TV – um dos mais conhecidos cartões postais da região. Lá, haverá diversas atrações, entre elas, a apresentação ao vivo da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais.

“Brasília está para o Brasil assim como Washington está para os Estados Unidos. Então a gente acha que é importante fomentar a questão do turismo cívico, ensinar isso para as crianças desde pequenas nas escolas: a valorização da Capital e das Forças Armadas. Quando vem um apoio desse, da corporação respeitada que é a Marinha do Brasil, ficamos super satisfeitos por ter esse parceiro de altíssimo nível. Brasília tem esse papel de recepcionar, de abrigar as Forças”, comentou Cristiano Araújo.

O DIA DA MARINHA

Com o propósito principal de trazer o olhar da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil, a campanha institucional do Dia da Marinha tem repercussão nacional e envolve a participação de todo o Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB). Idealizada para buscar o engajamento de brasileiros de todas as escolaridades, a campanha é realizada durante o mês de junho, comemorando o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, rememorando os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria.

Além da tradicional cerimônia em Brasília, serão realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.

Segundo o Secretário de Turismo, há a certeza de que este será um grande evento para a MB e a população do DF. “Vamos encarar como um grande evento para o Governo do Distrito Federal, para que nós possamos, a quatro mãos, fazer algo lindo, ao nível do que a Marinha do Brasil merece”, disse.

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

A expertise da Secretaria de Turismo na condução de eventos de grande porte deverá ser um diferencial para a MB, ou seja, um benchmark para os demais eventos da Força. É o exemplo do Aniversário de Brasília, que acontece de 17 a 21 de abril, e compreenderá uma série de shows de artistas como Léo Santana, Fagner, Menos é Mais e Zé Neto e Cristiano.

“A festa é muito completa, com um forte aparato de segurança pública, para que as pessoas possam desfrutar com as suas famílias em segurança. Haverá também espaço gastronômico, espaço kids, espaço pet, um espaço de exposição com as fotos contando a história de Brasília. Também disponibilizaremos à população o “Vai de Graça”, ou seja, ônibus e metrôs a partir do dia 17, em Brasília – Quinta-Feira Santa”, completou Cristiano.

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...