O Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, se comprometeu a traçar estratégias junto à Marinha do Brasil (MB) para aumentar o chamado “turismo cívico” em Brasília (DF), tendo como base a celebração de uma data magna para a Força: o Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho. Segundo ele, o objetivo é atender às mais de 3 milhões de pessoas que passam pela capital federal.
Durante visita ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), em Brasília (DF), nesta terça-feira (16), o Secretário também afirmou que a Secretaria de Turismo (SeturDF) tem interesse em apoiar o evento, previsto para acontecer em 10 de junho, data que também marcará a inauguração da Rádio Marinha FM em Brasília (95,7). De maneira inédita, a cerimônia deste ano será aberta ao público e gratuita, na Torre de TV – um dos mais conhecidos cartões postais da região. Lá, haverá diversas atrações, entre elas, a apresentação ao vivo da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais.
“Brasília está para o Brasil assim como Washington está para os Estados Unidos. Então a gente acha que é importante fomentar a questão do turismo cívico, ensinar isso para as crianças desde pequenas nas escolas: a valorização da Capital e das Forças Armadas. Quando vem um apoio desse, da corporação respeitada que é a Marinha do Brasil, ficamos super satisfeitos por ter esse parceiro de altíssimo nível. Brasília tem esse papel de recepcionar, de abrigar as Forças”, comentou Cristiano Araújo.
O DIA DA MARINHA
Com o propósito principal de trazer o olhar da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil, a campanha institucional do Dia da Marinha tem repercussão nacional e envolve a participação de todo o Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB). Idealizada para buscar o engajamento de brasileiros de todas as escolaridades, a campanha é realizada durante o mês de junho, comemorando o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, rememorando os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria.
Além da tradicional cerimônia em Brasília, serão realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.
Segundo o Secretário de Turismo, há a certeza de que este será um grande evento para a MB e a população do DF. “Vamos encarar como um grande evento para o Governo do Distrito Federal, para que nós possamos, a quatro mãos, fazer algo lindo, ao nível do que a Marinha do Brasil merece”, disse.
ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
A expertise da Secretaria de Turismo na condução de eventos de grande porte deverá ser um diferencial para a MB, ou seja, um benchmark para os demais eventos da Força. É o exemplo do Aniversário de Brasília, que acontece de 17 a 21 de abril, e compreenderá uma série de shows de artistas como Léo Santana, Fagner, Menos é Mais e Zé Neto e Cristiano.
“A festa é muito completa, com um forte aparato de segurança pública, para que as pessoas possam desfrutar com as suas famílias em segurança. Haverá também espaço gastronômico, espaço kids, espaço pet, um espaço de exposição com as fotos contando a história de Brasília. Também disponibilizaremos à população o “Vai de Graça”, ou seja, ônibus e metrôs a partir do dia 17, em Brasília – Quinta-Feira Santa”, completou Cristiano.