Governo dos EUA não tem nenhum plano de evacuação para americanos fora de Cabul

blank
Imagem via redes sociais dos EUA.

Os EUA não têm planos de evacuar americanos no Afeganistão que estão localizados fora de Cabul, de acordo com um relatório divulgado pelo DoD na terça-feira.

Funcionários de vários departamentos, incluindo Estado e Defesa, informaram funcionários do Senado em um briefing matinal na terça-feira que eles não sabiam (?!?!) de uma maneira de fazer os americanos passarem pelos postos de controle do Talibã localizados fora de Cabul, a localização do aeroporto principal, relatou o The Washington Post , citando dois assessores do Senado.

Nem o Departamento de Estado nem o Departamento de Defesa responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Fox News e de outros veículos de imprensa após o expediente.

Enquanto isso, o gabinete do senador Tom Cotton criou uma linha direta para os americanos, incluindo aqueles que estão essencialmente “presos atrás das linhas do Taleban”, relatou o The Military Times .

“A situação é terrível”, disse o republicano do Arkansas. “Mas faremos tudo ao nosso alcance para ajudar a mantê-lo informado e ajudá-lo a sair.”

Um ex-contratado do Departamento de Estado disse à Fox News que os combatentes do Taleban também estabeleceram postos de controle em Cabul e ao redor do aeroporto. Alguns, disse a fonte, têm espancado pessoas a caminho do aeroporto.

O número exato de americanos fora de Cabul não foi imediatamente esclarecido, mas até 15.000 ainda podem estar no Afeganistão, informou o Post. O Taleban está na ofensiva em todo o país há semanas. Em uma entrevista coletiva na terça-feira, Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente Biden, disse a repórteres que o Taleban expressou a vontade de fornecer “passagem segura de civis para o aeroporto”, disse o relatório.

Os EUA vão exigir que o Taleban cumpra essa promessa (Kkk LoL), acrescentou.

https://video.foxnews.com/v/6268385031001#sp=show-clips

Sullivan foi questionado por um repórter da CBS se as tropas americanas seriam retiradas do Afeganistão antes que todos os americanos e aliados afegãos fossem embora. Ele disse que não faria comentários sobre hipóteses.

Sullivan não respondeu imediatamente a um e-mail fora do expediente da Fox News.

Ele twittou na terça-feira: “Quando me perguntaram se vamos tirar todos os americanos do Afeganistão, eu disse” é isso que pretendemos fazer “e é exatamente o que faremos, e estamos conseguindo agora com HKIA re -aberto e operacional, graças ao incrível trabalho de nossas tropas e diplomatas.

O Departamento de Estado disse na terça-feira aos cidadãos americanos e outros que procuram sair do Afeganistão que eles deveriam “abrigar-se no local” até que recebam mais instruções da embaixada dos EUA em meio a uma situação de segurança frágil na capital afegã.

“Nossa mensagem permanece para os cidadãos americanos e para outros que expressaram interesse em se mudar para fora do Afeganistão: abrigos no local até e a menos que você receba uma comunicação da embaixada dos EUA”, disse o porta-voz Ned Price a repórteres.

  • Com textos adaptados da matéria original de Adam Shaw, da Fox News, e Edmund DeMarche da Associated Press; via redação Orbis Defense Europe/Genebra.