O governo federal em consonância com os ministérios da Saúde e da Defesa, fazendo uso dos protocolos assinalados pelos mesmo, na busca pelo controle da pandemia de Covid-19, prorrogou o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020.
A assinatura do decreto foi publicado nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento também é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
De acordo com o decreto, os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2020 passam a ter até 30 de setembro para fazer o alistamento obrigatório. Essa prorrogação do alistamento e exclusivamente para o ano de 2020.
O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Deve ser feito nos seis primeiros meses do ano em que o jovem completa 18 anos. O alistamento pode ser feito pela internet, no endereço www.alistamento.eb.mil.br.
Caso o cidadão perca o prazo, perde também a oportunidade de se alistar pela internet. Nesse caso, é necessário se dirigir à uma junta militar mais próxima de sua residência, além de pagar multa prevista em lei para realizar o alistamento.
Para mais informações o candidato poderá entrar em contato com a Seção de Serviço Militar, no telefone (61) 3312-4283.
- Por Fernanda Mendes, estagiária sob supervisão de Margareth Lourenço, Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa