Governo Federal promete novas regras para porte de armas de praças militares, colecionadores, caçadores e atiradores esportivos

O presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira (18), que o governo federal prepara um conjunto de normas que irá alterar as regras do porte de armas de fogo para praças militares, colecionadores, caçadores e atiradores esportivos. O presidente não detalhou o decreto em elaboração, mas disse que haverá surpresas e novidades.

O presidente disse que já discutiu o tema com o Ministério da Defesa (MD) e obteve aval do ministro Fernando Azevedo e Silva. Com isso está praticamente garantida a concessão do porte de arma aos praças que atingirem a estabilidade na carreira militar, após dez anos de serviço. A ideia é dar o porte permanente aos militares, para que possam portar a arma 24h por dia e em dias de folga, inclusive na reserva.

“Teremos novidades. É o que vocês querem. O que a gente pretende é tratar os colecionadores, atiradores e caçadores com o devido respeito que eles merecem”, disse Bolsonaro.

“E vamos ter surpresa, já foi acertado com o Ministério da Defesa, nesse novo decreto, para os praças com estabilidade assegurada nas Forças Armadas. Se um praça após 10 anos não puder portar uma arma ele tem que sair das Forças Armadas. Teve aceitação do ministro da Defesa.”, completou o presidente.

Bolsonaro também afirmou que o governo vai defender a aprovação de um excludente de ilicitude cidadãos que fizerem uso de armamentos em legítima defesa da própria vida ou da propriedade. Segundo ele, um projeto em defesa da vida e do patrimônio próprios ou de terceiros será enviado à Câmara dos Deputados nas próximas semanas.

  • Com informações de agência de notícias nacionais


67 COMENTÁRIOS

  1. Quase 30 anos de serviço, vários requerimentos e nunca, nunca consegui se quer adquirir minha arma de fogo, quem dirá o porte. Será que desta vez vai?

  2. Quer dizer que o militar só vai poder se defender depois de 10 anos de serviço. Palmas para os generais que permitiram isso, eles tem porte desde que saem da academia e depois tem seguranças portando armas para proteger o general, mas esses mesmos seguranças so podem se defender após 10 anos de serviço. Eita Brasil justo e moderno.

  3. Já era esperado por muitos anos essa atitude q o presidente tá tomando, e vale ressalvar que alem de deixar o militar preparado, agravar as penas para todo aquele q tira a vida de inocentes pai de família, estrupador q desgraça o sentimento de uma familia inteira, pois nao adianta somente a pessoa ter a arminha limitada o criminoso de fato vai rir até. Porque eles estao com arsenal. Já ostentando. Contra a segurança publica. Entao por por muito menos do que essas transgressões muitos infratores foram presos e evacuados do país não dá pra citar nomes mas por exemplo. Geraldo Vandré. E outros…..
    Entao esta atitude é aplausivel, mas urgentemente agavando a pena destes criminosos que à muitas décadas já tem essas praticas como PROFISSÃO. e sao irrecuperáveis e outra coisa ESSE AUXILIO RECLUSAO TEM SIDO OUTRA PROFISSAO Q TEM ESTOURADO OS COFRES PÚBLICOS Q JA ESTAO FURADOS.
    E TAMBEM QUANDO UM POLICIAL DERRUBAR UMA PESTE DESTA COM A METRANCA NA MAO TÊLO DE FATO COMO LEGITIMA DEFESA, PORQUÊ SENAO DAQUI UM TEMPO QUE TEM O DESEJO DE SER UM DESSES HEROIS DEFENSORES NAO VAO NEM PENSAR EM SER, VAO PREFERIR VENDER BANANA NA ESQUINA DO Q SER UM INTEGRANTE DA DEFESA, PORQUE JA EXISTE UMA FILOSOFIA QUE O BANDIDO PODE ATIRAR NO SER HUMANO MAS O SER HUMANO NÃO______ ESTE. É O MEU DESABAFO____ DEUS DÊ MUITA SABEDORIA AO PRESIDENTE BOLSONARIO E TODOS OS SEUS PARLAMENTARES POIS O BRASIL PRECISA DE SOCORRO.

    • É verdade Pinho.
      Rapaz, saudades daquela nossa equipe, Eu(Paulão), Você (Pinho),Torquato, Amorim e Aninha (Baianinha).
      Bons tempos hein?
      Ah e a ocorrência do “pedação de vidro”?
      Kkkkkk!
      Um abraço!
      Foi um grande prazer e fico orgulhoso de ter trabalhado contigo!
      Excelente profissional!

  4. Boa tarde. Primeiro quero informar aos que não sabem, que os Oficiais e Sargentos, passam um tempo na escola de formação, não é pouco tempo. Segundo, fizeram concurso público, concorreram com milhares de candidatos. Terceiro, tem estabilidade assegurada. Durante o tempo de formação, já é visto, se tem ou não condições de prosseguir na vida profissional. Por último, a minoria, tem interesse de comprar e portar armas.

  5. O vigilante patrimonial é capacitado, para proteger o patrimônio privado, mais não tem capacidade para proteger a própria vida ou de terceiros? Não consigo entender essas pessoas que fazem comentários malignos. Sinceramente todo o cidadão de bem armado é útil para a sociedade. A bandidagem não cumpre leis pra eles tanto faz a lei 10.826/2003. Pois bandido não zelar pelo nome, ao contrário cidadão de bem desarmado é um “cordeirinho” nas mãos da bandidagem vamos para de ser egoísta em todos os órgãos da segurança pública ou privada tem gente desqualificada. Quem somos nós pra julgar? Cada um é responsável pelo seus atos. Sou a favor do porte de armas para o cidadão de bem preenchido os requisitos legais é claro.

  6. Meus caros.as coisas estão caminhando .vamos dar mais um tempo
    Se ele der porte para os praças .os vigilantes ficarão p. Se se der para os caças ficarão mais p.ainda.mas VCS tem que entender que ele fizer isso ela está dando o caminho para o vigilante para o caminhoneiro
    E para todo cidadão de bem que se torne cacs capacitado e treinado porque um clube vc não só agora alvo de papel vc pode fazer vários cursos
    De defesa
    E assim tem que ser
    Qualquer pessoa que venha a andar armado deve treinar.para sua segurança e de terceiros.e principalmente saber usar na ora crítica.para que os esqierdonjas não caiam de pau cima.

  7. O estatuto do desarmamento foi um retrocesso para a sociedade brasileira o estado não consegui, por um policial em cada lá ou rua. A bandidagem só almenta muitos cidadãos civil estão sendo executados diariamente por causa de um celular, moto etc… Tendo em vista que o o estado não tem como proteger todos os cidadãos de bem, sou a favor do porte de armas para o civil, desde que passe por um rigoroso processo de capacitação

  8. Não adianta decreto. Isso não serve para nada e vai colocar mais pessoas inocentes atrás das grades. Como foi o decreto anterior que muitos cac CR e etc acabaram presos. E o cidadão não pode fazer nada com a arma não ser deixar ela dentro de um cofre em casa sem poder treinar e nem comprar munição. tem de revogar esse estatuto do desarmamento e votar uma lei decente de segurança pública que regulamente a legítima defesa. Uma lei que não permite o bandido* deitar e rolar na sociedade em cima dos corpos de cidadões cumpridores da lei.

  9. a gente sabe como isso vai ficar quem tem dinheiro para pagar uma prestação de carro zero para pagar certificado de registro ser sócio de clube de tiro vai poder tudo. O cidadão comum que só pode ter uma arma não poderá nem entrar onde os playboyzinhos com CR cac Jabá quatro vão lá tirar. Assim pensa nosso presidente, que pena!

  10. Parabéns, presidente, os CACs querem apenas o cumprimento da lei que já garante o porte a eles e até hoje nao veio sendo cumprida!
    Que o decreto faça valer a lei! E que os CACs possam comprar as armas importadas com menos burocracia.
    Não esqueça dos vigilantes, para um futuro próximo.

  11. E OS GUARDAS MUNICIPAIS SR. PRESIDENTE?
    O Sr. ACHA Q ELES NÃO SOFREM RISCO DE VIDA?
    INADMISSÍVEL DEIXAR AS HONROSAS GUARDAS MUNICIPAIS DE FORA.
    SAIBA Q EM VARIAS CIDADES DO BRASIL QUEM MANTÉM A ORDEM E DÁ SEGURANÇA PUBLICA AOS MUNÍCIPES É SUA GUARDA.
    MAS ESSA SUA ATITUDE SÓ MOSTRA O SEU CORPORATIVISMO COM OS MILITARES.

  12. Vigilantes, já que vocês não terão direito ao porte pessoal, então NÃO reajam para defender o patrimônio. Afinal, esses generais não vão fazer a sua escolta após vocês atirarem em criminosos.
    – Vão esperar os vigilantes morrerem para começar a pensar em reprimir o crime?
    – Prevenção é se antecipar aos fatos antes que aconteçam.
    – Para quem acha que vigilante não tem condições de usar arma, basta estudar, é para isso que existem oa treinamentos.
    – É fácil ganhar oa votos dos vigilantes de depois deixa-los sem o direito a defender a própria vida.

  13. Muitos estão criticando o Presidente que não pensa nisso ou naquilo, esquecem que é o único dos últimos presidentes que está agindo nesse sentido, mesmo com todo um esquema contra por trás disso que sabemos , mesmo nas suas trincheiras. Cada coisa a seu tempo já que partimos de uma situação enraizada contraria. Por armas nas mãos do cidadão brasileiro, sabemos não é o mesmo que os EUA.

  14. Façam cursos de capacitação em estande de tiros pessoal, para quando ouver uma brecha os senhores (as) possam ter a sua tão sonhada arma. Infelizmente nem todo mundo tem capacidade para portar uma arma, fiz reciclagem uma vez e tinha um rapaz lá que não sabia nem municiar a arma e era vigilante. Tem que ter um pente fino até mesmo para os policiais, pois álcool e arma não combinam. Uma vez o rapaz me fechou no trânsito só porque eu reclamei ele apontou uma arma pra mim, daí você imagina liberando arma pra qualquer um. Mais os que querem ter arma “já está liberado” a posse, não é tão simples mas não é impossível.

  15. É o seguinte: tem casos de seguranças que armados tocaram fogo em escolas infantis matando crianças. Tem casos de juízes que foram barrados por que o mercado tinha encerrado suas atividades e voltaram armados e atiraram a segurança, tem promotor de justiça que disparou uma arma no meio de uma multidão acertando várias pessoas por causa de um assédio a sua namorada. teve o dono de uma transportadora que recentemente matou o caminhoneiro que fechou ele na estrada. Então quem pode ter arma? Se leis Claras a respeito de armas e legítima defesa não forem estabelecidas e regulamentadas para todas as pessoas. Vai ser um tiro no pé contra qualquer política com armas. Pois o equilíbrio das mortes depende do acesso que todos podem ter as armas e isso deixa a sociedade diferente.

  16. Acho que o porte poderia ser concedido a todos os cacs ou de qualquer classe ligada ao ramo de segurança inclusive os pracas. Desde que todos sem execao passasem nos testes especificos ao porte e pagassem uma taxa. Praticassem com regularidade o tiro .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below