Governo Federal prorroga uso das Forças Armadas no combate a queimadas na Amazônia

Militar da Operação Verde Brasil 2 durante operação contra queimadas na floresta amazônica, em Porto Velho (RO).| Foto: Estevam/ CComSEx/ EB

O governo federal anunciou que baixará um decreto nesta sexta-feira (10) prorrogando a Operação Verde Brasil 2, até o dia 6 de novembro, que permite à atuação das Forças Armadas no combate as queimadas e afins na Amazônia Legal.

Com esta medida, as Forças Armadas podem continuara a atuarem na forma de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região Amazônica, a fim de realizarem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal, além do combate a focos de incêndio.

Com base em dados do governo, em quase um mês da operação foi realizada inspeção em mais de 1,9 mil embarcações, sendo que 105 foram apreendidas.

Além disso, quatro mil veículos foram vistoriados e 108 retidos por irregularidades. Quase 14 mil m³ de madeira ilegal foram confiscados e mais de R$ 99 milhões de multas ambientais foram aplicadas.

As ações da operação ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Ela começou em 11 de maio, com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Participam da operação integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

  • Com agências nacionais


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail