Governo Francês se mostra contrário a sugestão de Donald Trump, em por Brasil como membro da OTAN

Subscribe
Voiced by Amazon Polly

Após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter sugerido que o Brasil pudesse vir a se tornar um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), abrindo assim a porta para tornar o Brasil um dos ‘parceiros globais’ da aliança, a França se mostrou contrária a ideia do mandatário americano. Em um comunicado, o Ministério do Exterior Francês, salientou que uma das diretrizes da OTAN que define a entrada de novos países é o ‘escopo geográfico específico de aplicação’. O Artigo 10, por exemplo, especifica que qualquer ‘estado europeu’ pode solicitar a adesão à aliança de defesa coletiva, onde exige que os membros ajudem qualquer um outro em caso de ataque.

Trump levantou as sobrancelhas na terça-feira, quando sugeriu que o Brasil poderia vir a se tornar um membro da OTAN, durante conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em Washington. “Eu … pretendo designar o Brasil como um grande aliado da OTAN ou mesmo possivelmente, se você começar a pensar nisso, talvez um membro da OTAN’, disse Trump, antes de admitir que ‘teria que conversar com muitas pessoas’. Qualquer alteração da Carta da OTAN para permitir membros não europeus exigiria a aprovação de todos os 29 estados membros atuais.

Ao mesmo tempo, o Brasil pode se tornar um ‘parceiro global’ da OTAN, o que significa que suas forças podem participar de missões e operações de aliança, embora atualmente não haja discussões a respeito disso. ‘A OTAN pode estabelecer um diálogo e uma cooperação concreta com os parceiros, como já faz com quase 40 nações não-membros e organizações internacionais, inclusive na América Latina’, disse o Ministério das Relações Exteriores da França. Ano passado, a Colômbia se tornou o primeiro parceiro global da OTAN na América Latina.

  • Com informações do site Spacewar.com
  • Tradução e Adaptação: Anderson Gabino (DefesaTV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here