Governo indiano oferece ajuda ao Sri Lanka para confrontar influência chinesa na região

Buscando diminuir a influência marítima da China em suas águas, a Índia vem fortalecendo laços de defesa com países dentro e ao redor do oceano Índico

Google News

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, garantiu recentemente que a Índia será um parceiro confiável do Sri Lanka, oferecendo-se para aumentar as capacidades navais da nação insular.

Jaishankar declarou que Nova Deli está pronta para ajudar a pequena ilha vizinha a melhorar suas capacidades, frente aos crescentes desafios marítimos e problemas de segurança na região.

“A Índia está fortemente comprometida com a unidade, estabilidade e integridade territorial do Sri Lanka. Seremos um parceiro confiável e seguro”, disse Jaishankar em uma coletiva de imprensa conjunta ao lado de seu homólogo do Sri Lanka, Dinesh Gunawardena.

Na verdade, a maioria dos navios da Marinha do Sri Lanka são de origem indiana, incluindo seu maior navio de patrulha offshore.

Porém, a China desafiou a influência do seu vizinho rival ao doar uma fragata Type 035 ao Sri Lanka em 2019.

A nação insular, por sua vez, disse que a fragata está sendo utilizada para missões de patrulha e vigilância em águas profundas, contribuindo para a segurança marítima e ajudando em operações de busca e resgate.

Os navios de pesquisa chineses não são estranhos às águas do país, tendo já sido avistados várias vezes pela Marinha indiana.

[Foi um] Prazer ligar para o presidente Gotabaya. O primeiro-ministro Narendra Modi transmite saudações calorosas. Cooperação foi discutida para a recuperação econômica e saúde pós-COVID-19. A Índia será um parceiro confiável no desenvolvimento do Sri Lanka.

Desde 2014, quando o Sri Lanka permitiu que dois submarinos e um navio de guerra chineses atracassem em seu porto de Colombo, a Índia vem se preocupando com sua dominância no Índico e desde então, tem trabalhado para intensificar os laços de defesa com a ilha em causa, treinando oficiais do Sri Lanka e fazendo exercícios conjuntos.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: