Governo Indonésio confirma morte de todos os 53 membros da tripulação do submarino KRI Nanggala-402

O submarino foi encontrado dividido em três partes a uma profundidade de 838 metros abaixo do nível do mar, afirmou o comandante da Marinha da Indonésia.

blank

Os destroços do submarino indonésio desaparecido na quarta-feira (21) foram localizados no fundo do mar próximo de Bali neste domingo (25), com todos os 53 tripulantes mortos a bordo, confirmaram oficiais militares indonésios.

O submarino Type 209, de fabricação alemã KRI Nanggala-402, tinha 42 anos, e foi encontrado dividido em três partes a uma profundidade de 838 metros abaixo do nível do mar, afirmou o comandante da Marinha da Indonésia, Yudo Margono.

“Lá, o submarino KRI Nanggala-402 foi encontrado em três grandes partes”, disse Margono durante uma coletiva de imprensa, citado pela agência de notícias chinesa Xinhuanet. O comandante da Marinha acrescentou que o próximo passo é trazer os destroços do submarino à superfície com a ajuda de marinhas estrangeiras.

O comandante das Forças Armadas Nacionais da Indonésia, marechal Hadi Tjahjanto, confirmou que todos os 53 tripulantes a bordo do submarino estavam mortos depois que alguns outros componentes do navio foram encontrados.

“Com base em evidências autênticas, pode-se afirmar que toda a tripulação do submarino KRI Nanggala-402 morreu. Por isso, expresso minhas profundas condolências”, comentou Tjahjanto.

Horas antes, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, enviou suas condolências às famílias dos 53 tripulantes. “Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente às famílias da tripulação do submarino”, declarou Widodo.

  • Com agências internacionais