Governo israelense aprova nome do general Menandro como futuro embaixador do Brasil, em Tel Aviv

blank

O general de exército, Gerson Menandro Garcia de Freitas, foi escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ser o novo embaixador do Brasil em Israel, e o nome do general foi aprovado pelo governo israelense, que concedeu o “agrément” no último dia 24.

A concessão do agrément foi confirmada pelo Itamaraty. O agrément é o nome usado pela diplomacia para o consentimento de um Estado para que um diplomata estrangeiro seja nomeado para ocupar funções em seu território.

O general Menandro ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Por fim, caso aprovado no colegiado, terá seu nome submetido ao plenário. A indicação do General Menandro para assumir a embaixada em Israel, teria como intenção de transferir a mesma de Tel Aviv para Jerusalém.

Dentre os muitos cargos exercidos pelo general, em seus mais de 40 anos de Exército Brasileiro (EB), destaca-se a sua participação como conselheiro da missão do Brasil junto à ONU (entre agosto de 2017 e agosto de 2019); coordenador de Relações Governamentais da Apex-Brasil; comandante do Comando Militar do Oeste; e chefe de operações conjuntas do Ministério da Defesa.