Governo turco estuda fechar base aérea aos EUA em resposta às ameaças recebidas

(Photo credit should read FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images)

O líder do partido turco Vatan, Dogu Perincek, em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (09) revelou que o governo avalia fechar a base aérea de Incirlik aos EUA, como resposta às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump.

Na última segunda-feira (7), Donald Trump, postou um mensagem em seu Twitter que iria “destruir e aniquilar” à economia da Turquia, caso os turcos façam algo que ultrapasse “os limites” do permitido na Síria.

“A melhor resposta que a Turquia pode dar em resposta às ameaças dos EUA é iniciar a cooperação com Damasco e fechar urgentemente a base de Incirlik para os EUA. Os EUA se comportam com o nosso país como inimigos, e lá já começaram a soar vozes sobre a expulsão da Turquia da OTAN”, disse Perincek.

Segundo ele, os EUA forneceram 30.000 caminhões com armas para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização classificada como terrorista na Turquia. “Isto abriu uma verdadeira frente contra a Turquia, mostrando mais uma vez que, os EUA veem a Turquia como inimigos”, acrescentou Perincek.

Operações na Síria

O presidente turco, Tayyip Erdogan, falou no dia 5 de outubro que a decisão sobre a operação turca no norte da Síria ao leste do Eufrates pode ser tomada nos próximos dias.

No dia seguinte a este pronunciamento, o Departamento de Estado dos EUA declarou que as forças militares dos EUA não irão participar da operação militar da Turquia e deixarão a área de atuação.

Forças Democráticas da Síria (SDF) disseram, no dia 7 de outubro, que os EUA se retiraram da fronteira com a Turquia no norte da Síria, violando os acordos alcançados com as formações curdas suas aliadas.

Neste mesmo dia o Departamento de Estado enviou nota revelando que os EUA não estão retirando todas as tropas da Síria, mas sim se deslocam as que estão do norte, entretanto estariam falando de apenas 50 militares.

  • Com agências internacionais


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below