Grécia, Polônia, Romênia e Espanha surgem como possíveis novos operadores do F-35

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (DoD), estão considerando expandir as vendas do Lockheed Martin F-35 Lightning II para quatro países europeus: Grécia, Polônia, Romênia e Espanha. O DoD vem analisando o cenário que está sendo criado, e assim fortalecer seus aliados europeus contra a Rússia e seus seguidores.

Esta análise provavelmente resultará em ofertas de vendas para esses países. Conforme já fora relatado por mídias e especialistas, atualmente esses quatro países precisam de novos aviões de combate. Outro país que atualmente é alvo de vendas do F-35 é Singapura, disse o chefe do vice-almirante Mathias Winter, do Pentágono.

Em janeiro de 2019, o Ministério da Defesa de Singapura anunciou que viu o F-35 como o substituto mais adequado para seus antigos F-16. O primeiro passo para a substituição dos F-16 até 2030, seria a aquisição de um pequeno lote de F-35 para fins de avaliação.

Isso resultou em um anúncio em 1º de março, no qual o ministro da Defesa, Ng Eng Hen, disse no parlamento que “Singapura vê uma aquisição inicial de quatro F-35, com uma opção para outros oito. O resultado da avaliação com as quatro primeiras aeronaves determinará se esta opção será transformada em uma ordem fixa’, finalizou o ministro.

No final de 2018, o governo da Bélgica foi o primeiro novo cliente do F-35 em anos. O governo fez um acordo para compra de 34 unidades do F-35 para substituir seus F-16 de sua Força Aérea.  Outros países que já compraram o F-35 e os vem operando regularmente são: Reino Unido, Austrália, Itália, Turquia, Noruega, Holanda, Israel, Japão e Coréia do Sul.

Outros três países, Finlândia, Suíça e Emirados Árabes Unidos estão analisando uma possível compra do F-35, para suas forças aéreas. Em 2018, a Lockheed Martin entregou 91 caças F-35 para a Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados.

  • Com informações da agência de notícias Reuters


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below