Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário inaugura Seção de Cães de Guerra e o Canil Lobão

Foto: Marinha do Brasil (Divulgação)

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa). A nova instalação tem o propósito de empregar cães detectores de entorpecentes nas instalações e operações de interesse da Marinha do Brasil, na região sob a jurisdição do Com6ºDN. O Comandante do GptFNLa, Capitão de Fragata Cláudio Zupo Valente, explica que os cães irão atuar nas eventuais operações de garantia da lei e da ordem e nas operações conjuntas, podendo haver participação dos órgãos de segurança pública e fiscalização, executadas sob a coordenação do Ministério da Defesa.

“Dessa forma, cumpriremos as atribuições subsidiárias por meio de ações preventivas e repreensivas na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores”. ressaltou o comandante Zupo Valente, que está passando o comando no próximo dia 22 de fevereiro, ao também Capitão de Fragata (FN) Anderson Veras. As instalações do canil foram construídas em 2018 e conta, atualmente, com cães das raças Pastor Belga, Malinois, e Border Collie, ainda em fase de adestramento. O nome é uma homenagem ao Capitão-Tenente (AFN) Rogério Lobão de Oliveira, que serviu na Marinha do Brasil por quase 27 anos e demonstrou, durante toda a sua carreira, notável interesse no aprimoramento profissional.

O CT (AFN) Lobão faleceu em outubro de 2016. A família do militar homenageado foi representada por sua viúva, Ana Elisabeth Lobão. O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, presidiu a cerimônia e destacou a importância do canil na Fronteira Oeste. “Estamos ansiosos para que os cães tenham, de fato, plena condição de emprego operativo, o que é fundamental para as atividades da Marinha do Brasil aqui na região”.

  • Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here