Grupamento de Unidades Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada realiza Operação Membeca 2020

Durante o adestramento fora realizado operações defensivas das unidades envolvidas

blank

O Grupamento de Unidades Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz) realizou, no período de 21 a 24 de outubro, o adestramento de suas tropas em operações defensivas, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no município de Resende (RJ).

A atividade foi desenvolvida no contexto da Operação Membeca, Exercício de Adestramento Avançado da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), no qual tropas do GUEs/9ª Bda Inf Mtz foram desdobradas no terreno, dentro de um quadro tático simulado.

blankDurante a jornada no terreno, em que foram empregados cerca de 1600 militares e 300 viaturas de todas as unidades orgânicas da brigada, as frações puderam exercitar, na prática, os principais conceitos e fundamentos de uma defesa em posição.

Além da preparação e ocupação das posições defensivas, foram desenvolvidos Problemas Militares Simulados (PMS), que exigiram a realização de planejamentos de conduta por parte de cada Estado-Maior das unidades presentes.

blankO último PMS culminou com a realização de um contra-ataque, empregando a reserva da brigada, para o restabelecimento do seu Limite Anterior da Área de Defesa Avançada (LAADA).

Permeando todas as ações, foram desdobrados o Posto de Comando, equipado com os mais modernos meios de comunicações e eletrônica que permitiram o exercício permanente do Comando e Controle, e a Base Logística de Brigada, responsável pelo constante ressuprimento dos materiais das diversas classes e pela manutenção dos meios, particularmente as viaturas, em todas as fases da operação.

  • Fonte: GUEs/9ª Bda Inf Mtz