Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da Universidade Federal do Ceará está realizando uma pesquisa para catalogação de equipes de construção de foguetes no Brasil.

O objetivo é determinar a disseminação destas equipes no território nacional, além de determinar suas características de complexidade e principais dificuldades encontradas.

O Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe – UFC) é um projeto de extensão do curso de Engenharia Mecânica da UFC (Universidade Federal do Ceará), que une ingressantes de diversos cursos para desenvolver pesquisas sobre o cenário aeroespacial. Além das pesquisas teóricas, os membros desenvolvem projetos de foguetes que geram experimentos e dados empíricos acerca da ciência aeroespacial estudada no GDAe.

O GDAe está desenvolvendo uma pesquisa para determinar a disseminação das equipes de desenvolvimento aeroespacial no território nacional, podendo conhecer suas características de complexidade e as principais dificuldades encontradas. A catalogação permitirá que se possa sugerir uma política de apoio mais adequada ao desenvolvimento desta atividade no Brasil

“Pretendemos montar um mapa das distribuição no território, o tempo de existência, os apoios e financiamento, além do interesse em competições (nacionais e internacionais), o grau de complexidade dos projetos e como veriam o apoio da agência espacial brasileira as suas atividades.”
Informa Claus Franz Wehmann, Professor líder a equipe cearense.

Equipes que desejem apoiar a ideia, podem reponder a pesquisa que está hospedada no Google Forms clicando aqui.

Conheça o GDAe: gdae.ufc.br

 

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Rocket Team – Univap. bravorocketteam.github.io/homepage


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!