Guerra ao Coronavírus – Monitoramento em tempo real.

Neste texto forneceremos aos nossos leitores informações básicas sobre o vírus que deixou o mundo em alerta e um site de monitoramento em tempo real sobre onde o vírus está sendo detectado e notificado as autoridades internacionais.

Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA (A molécula de RNA é formada a partir da molécula de DNA em um processo chamado de transcrição) , que causam doenças respiratórias – de gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). O nome faz referência à forma do vírus, que é redondo e parece ser cercado por uma coroa e conhecidos desde meados dos anos 1960.

O que sabemos da nova infecção respiratória ?

Em meados de janeiro a imprensa começou a reportar casos sobre um “misterioso vírus que causava problemas respiratórios”, tendo este vírus depois sido classificado com um coronavírus e chamado de 2019-nCoV. Inicialmente, mais de 500 pessoas foram infectadas e mais de 30 ao óbito, sendo que atualmente temos mais de 1000 casos confirmados e 55 pessoas ao óbito. Além da China, existem casos confirmados até o momento no Japão, Tailândia, Coreia do Sul, França e Estados Unidos, todos associados a pessoas que haviam viajado para a China recentemente. Em 20 de janeiro a OMS estimava que o número de casos poderia estar próximo de dois mil.

Transmissão

Até o momento sabe-se que a transmissão pode ser realizada a partir dos seguintes fatores:

  • Por meio de tosse ou espirro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.

Observação:

Suspeita-se que os primeiros casos tenham sido devido a alimentos contaminados em um mercado local na cidade de Wuhan no qual continha um comércio de animais vivos, entre filhotes de lobo, porcos espinhos, entre outros animais. Relatos contam que no mercado vendia uma sopa de morcego, que usa o animal inteiro, e cobras asiáticas, que se alimentam de morcegos, tendo uma possível relação com a maioria dos primeiros infectados, no qual estiveram no local e pode ter adquirido o coronavírus após se alimentarem com esta sopa.

Grupos de risco:

Entre os grupos de risco estão qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou familiares, que tenha tido contato físico com o paciente ou que tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Sintomas do coronavírus?

Os sintomas são os mesmos de uma síndrome gripal: febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais severos, o paciente pode apresentar também pneumonia, síndrome respiratória aguda forte e falência dos rins.

No Brasil, anda não precisamos de muitos cuidados, mas estar preparado e entender, nunca será desnecessário.

Todos os cientistas indicam não visitar a região de Wuhan, algo óbvio, e quem esteja com viagem marcada para a china, é bom repensar ou estar preparado para o uso de máscaras e outras dicas locais. Outras dicas seguem abaixo, lembrando que a em muitos países já estão acostumados com o novo universo do uso das máscaras de proteção.

  • Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado)
  • Lave as mãos a cada duas horas e principalmente após passar por estabelecimentos ou transportes públicos
  • Procure não tocar olhos, nariz e boca
  • Não compartilhe copos, toalhas e objetos de uso pessoal
  • Dependendo do local, compre e use máscaras que cobrem boca e nariz

Monitoramento em tempo real:

https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
Você pode copiar o link acima ou clicar AQUI para abrir a janela

Fonte: Agências Internacionais



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail