Helibras apresenta mock-up H145M ao Comando de Aviação do Exército – CAVEX

O helicóptero bimotor multimissão H145M, que é o mais leve do mundo, pode ser ser adaptado com sistema de armamentos de última geração HForce.

Sob o comando do General de Brigada Carlos Waldyr AGUIAR, o Comando de Aviação do Exército, sediado em Taubaté/SP recebeu no pátio do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) a aeronave modelo H145M apresentado pela empresa Helibras, empresa brasileira fabricante de helicópteros subsidiária da divisão de helicópteros do Airbus Group.

De acordo com a a Helibras, o helicóptero bimotor H145M é o mais avançado helicóptero multimissão leve do mundo, experimentado e testado com a Força Aérea Alemã, cliente de lançamento do modelo e que já opera com 15 unidades em suas forças de Defesa.

Com dezesseis (16) aeronaves na configuração civil operando no Brasil, Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil, destacou as qualidades e a versatilidade do modelo, enfatizando que o modelo pode ser armado e utilizado em uma ampla variedade de operações, incluindo transporte de tropa, vigilância, reconhecimento, busca e salvamento (SAR), ataque, observação e evacuação médica (EVAM). Acrescentou que o H145M tem tudo para ser um sucesso na América Latina!

A aeronave é equipada com uma cabine do piloto digital moderna, compatibilidade com óculos de visão noturna, e conjunto aviônico Helionix® com um piloto automático digital de 4 eixos.

De acordo com Richard Marelli, “a qualidade e alta tecnologia do produto aliadas a presença local da empresa no país, com sua planta em Itajubá (MG), é estratégica para a garantia de elevados índices de disponibilidade da aeronave, que, por si só, já apresenta um patamar de 95% de disponibilidade em suas operações ao redor do mundo”. Segundo o executivo, o sucesso do H145M tem despertado o interesse de vários países e a participação da Helibras na LAAD 2019, realizada no Rio de Janeiro, possibilitou a apresentação para diversas Forças Armadas.

A Helibras aproveitou para levar a versão civil do H145M para que pilotos do Exército tivessem a experiência de voo juntamente com um piloto da empresa, dando condições para que os militares tivessem uma experiência única com a aeronave. O general de Brigada Carlos Waldyr AGUIAR, realizou um dos voos, pilotando a aeronave, que em seguida, em entrevista falou sobre a oportunidade do Exército Brasileiro de conhecer mais uma excelente aeronave.

Em sua página, a Helibras descreve como um helicóptero militar versátil e econômico cobrindo todo o espectro de missões militares, desde utilidade leve até ataque leve. O H145M entrega a confiabilidade e baixos custos operacionais do EC145 multifuncional da Airbus Helicopters, que é um rotorcraft de referência para organizações policiais e serviços militares – incluindo o Exército Norte-Americano, com a sua versão UH-72A Lakota.

Comandante da Aviação foi presenteado com uma réplica em miniatura do modelo militar. Foto Alex Santos – PortalR3

HForce
Um sistema de arma a bordo intercambiável

A HForce é um sistema de armas exclusivo e flexível, projetado para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam recursos de missão de ataque leve ou um complemento à sua frota existente de helicópteros de ataque especializados.

O HForce é um sistema qualificado de última geração que pode ser facilmente instalado em helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters para operações militares inteligentes e ambiciosas, onde a flexibilidade dos equipamentos de missão é um critério vital. A opção oferece três tipos de configuração: “reconhecimento armado”, “ataque leve balístico” e “ataque leve e balístico”. O sistema HForce ainda inclui sensores, computador de missão, monitores e armas.

Com base na experiência com o helicóptero de ataque Tiger, foi desenvolvido uma solução pronta para uso para atender a um grande escopo das necessidades de armamento dos clientes.

Concebida como um sistema modular e incremental, a HForce oferece um computador de missão polivalente intercambiável de um helicóptero para outro e uma grande variedade de armas (ar-ar, ar-solo, balístico ou guiada) para cumprir qualquer tipo de operação. A solução tecnicamente avançada leva em conta os diferentes aspectos da precisão de disparo: recuo da arma, centro de gravidade, distância ao solo ou separação do veículo.

Acesse a página da Helibras sobre o H145M clicando aqui.
Ou se preferir, copie e cole em seu navegador: https://www.helibras.com.br/website/po/ref/H145M_35.html

Reportagem: Luiz Camões




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here