Helicóptero H-50 Esquilo é entregue pelo PAMA-SP após inspeção.

Google News

Parque de Material Aeronáutico entregou aeronave ao Esquadrão Gavião após inspeção programada.

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) concluiu a inspeção A/T (Manutenção programada, feita a cada três anos e 1.200 horas de voo, com o objetivo de realizar a verificação completa de corrosão da aeronave) do helicóptero H-50 Esquilo de matrícula 8780.

No dia 3 de dezembro, a Unidade entregou o helicóptero ao Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN).  A aeronave denominada AS350, de fabricação nacional, opera na FAB desde 1986 e passou por inspeção programada na Linha de Revisão de Aeronaves do PAMA-SP.

A Aeronave Esquilo é utilizada na Marinha, Exército e Aeronáutica por se tratar de uma aeronave multimissão com capacidades operacionais que atendem diversos tipos de missões. Além de ter aplicação no meio civil , estas aeronaves são amplamente utilizadas no mercado de helicópteros militares no mundo inteiro além de diversas forças de segurança pública.

Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira
Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira

A inspeção A/T consiste na manutenção programada cuja finalidade é analisar a integridade estrutural da aeronave assim como verificar e revisar, quando aplicável, sistemas ou componentes. Esse tipo de verificação leva em consideração o plano de inspeção do fabricante e boletins de serviços aplicáveis.

Ao longo da inspeção, a aeronave cumpre diversas etapas de trabalho que envolvem oficinas específicas e profissionais de diversas especialidades. Além disso, ao final da montagem, é realizada uma criteriosa inspeção de corrosão e ensaios não destrutivos, para finalmente proceder a pintura para proteção da estrutura da aeronave.

Após o cumprimento dessas etapas, são realizados ensaios de voo para verificação da operacionalidade de todos os sistemas com uma tripulação de militares do PAMA-SP.

Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira

Para o Suboficial Renato Barbosa Lemos, que é inspetor de qualidade, esta etapa é fundamental para que todas as checagens previstas na ficha de ensaios em voo sejam cumpridas conforme o manual de voo. O objetivo é garantir a performance ao longo das próximas 600 horas em que a aeronave irá operar nas diversas missões de instrução no Esquadrão.

Missão

O Esquadrão Gavião utiliza a aeronave H-50 como plataforma de instrução para formação de novos pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira. O PAMA-SP, com suporte da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), provê todo o apoio técnico especializado, logístico e material para que as aeronaves estejam aptas e seguras para o cumprimento da missão.

 

Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira

Após a entrega da aeronave, o traslado foi feito pela tripulação do Esquadrão Gavião até a Ala 10, em Parnamirim (RN). “Com o término da inspeção do H-50 8780, o PAMA-SP entrega ao 1º/11º GAV mais uma aeronave pronta para contribuir para a instrução dos novos pilotos de Asas Rotativas. Tal inspeção é de vital importância para que a Unidade consiga cumprir sua atribuição operacional e entregar à FAB pilotos qualificados e prontos”, destaca o coordenador do projeto.

Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira

O primeiro helicóptero do modelo (HB 350B) chegou à FAB em 1986. A aeronave foi escolhida pela simplicidade de operação, boa relação peso-potência e a versatilidade de configurações. Sendo assim, foi selecionada para ser utilizada para capacitação de pilotos e tripulantes nas diversas possibilidades de emprego da Aviação de Asas Rotativas e por mais de 30 anos vem cumprindo missões de busca e salvamento assim como na inserção dos aspirantes aviadores no mundo da aviação de asas rotativas.

Fotos de Divulgação: Agência Força Aérea Brasileira

Fotos dos Aspirantes durante o curso de especialização operacional realizada na sede do Esquadrão Gavião, o nosso famoso “11”

“Aos Rotores” !Brasil!

Cabe ressaltar que estas informações são de domínio público, retirada do site da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br) e publicações disponíveis. O objetivo e transmitir informações de qualidade que fortaleçam a imagem da Força Aérea no Brasil, do orgulho nacional representado por suas instituições. Fotos usadas são da Agência Força Aérea Brasileira.

Fonte: fab.mil e helibras.com.br

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, helibras, helicoptero, rotores, asas, helicopter, vertical, inspecao, militar, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, aereo, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional, pamasp, air force



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: