Homens e jovens da Geração Z são os mais vulneráveis a golpes online, revela pesquisa da NordVPN

Data:

A NordVPN lançou uma pesquisa abrangente que revela importantes diferenças de gênero e geração na exposição a golpes financeiros online no Brasil. O estudo, conduzido com 1.000 brasileiros entre 18 e 74 anos, destaca as vulnerabilidades específicas enfrentadas por homens, mulheres e diferentes faixas etárias, com foco nos golpes pelo WhatsApp.

Os resultados mostram que os homens são significativamente mais vulneráveis a golpes financeiros, tanto online quanto via WhatsApp. Cerca de 30% dos homens relataram perdas entre R$ 251 e R$ 500 devido a fraudes, enquanto esse número foi menor entre as mulheres. Além disso, os homens, especialmente da geração baby boomer’s foram mais propensos a cair em fraudes envolvendo lojas falsas ou produtos fraudulentos.

Embora as mulheres sejam menos suscetíveis a cair em golpes financeiros, elas costumam adotar mais frequentemente medidas de segurança, como o uso de senhas complexas e autenticação biométrica. Curiosamente, elas também se mostraram mais cautelosas em compartilhar informações pessoais nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Divisões Geracionais: Gen Z é mais vulnerável, mas proativa

A Geração Z (18 a 27 anos) apresentou um comportamento ambíguo. De um lado, são mais vulneráveis a golpes financeiros, particularmente no que se refere ao vazamento de informações privadas e ao impacto emocional. Por outro, foram os mais proativos em relatar tentativas de golpes, demonstrando maior conscientização em relação às fraudes.

Os millennials (28 a 43 anos) e a Geração X (44 a 59 anos) relataram ser alvos frequentes de ofertas de empregos falsos e mensagens de supostos centros de suporte técnico. Em contraste, os baby boomers (60 a 74 anos) relataram uma frequência menor de golpes, mas aqueles que foram afetados enfrentaram perdas financeiras mais significativas, reforçando a necessidade de maior conscientização entre as gerações mais velhas.

O WhatsApp é o principal canal para golpes financeiros no Brasil, com 81% dos entrevistados relatando ter recebido uma tentativa de golpe nos últimos dois anos. Homens e usuários mais jovens são mais propensos a cair em fraudes via WhatsApp, especialmente aquelas envolvendo links falsos e pedidos de dinheiro de amigos ou parentes.

A pesquisa da NordVPN demonstra que, apesar das diferenças de vulnerabilidade entre gêneros e gerações, golpes financeiros online afetam uma grande parcela da população brasileira. O estudo destaca a importância de educar todas as faixas etárias sobre as melhores práticas de segurança online e a necessidade de utilizar ferramentas de cibersegurança, como VPNs e autenticação em duas etapas, para reduzir os riscos.

Sobre a NordVPN

A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, utilizado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. A empresa fornece IP dedicado, criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. A mais recente criação da Nord Security, empresa controladora da NordVPN, é o Saily – um serviço eSIM global. O NordVPN é muito fácil de usar, além de oferecer um dos melhores preços do mercado e possuir mais de 6.400 servidores em 111 países. Para mais informações, acesse: https://nordvpn.com/pt-br/.


Descubra mais sobre DCiber

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Fonte: DCIBER

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...