Hospital Militar de Área de São Paulo realiza cirurgia inédita no Brasil

Cap Paulo Porto e Dr. Leonardo analisam as imagens feitas pela micro-câmera que é introduzida por via nasal.

Foi realizada no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), uma Microcirurgia Vascular Intracraniana por via endonasal, para retirada de aneurisma cerebral. É a primeira vez que este procedimento é realizado na América Latina.

O procedimento é feito sem a necessidade de cortes, como é realizado no procedimento convencional e, em se tratando de paciente do sexo feminino, o fato de não precisar raspar a cabeça é, psicologicamente falando, menos traumático.

A cirurgia foi conduzida pelo Capitão Paulo Porto, Chefe da Clínica de Neurocirurgia e Presidente da Comissão de residência médica (COREME) e pelo Dr. Leonardo Balsalobre do Centro de ORL de São Paulo e Hospital Edmundo Vasconcelos, um dos melhores médicos otorrinos do mundo.

Acompanharam o procedimento o 1º Ten Rômulo e o Asp Gonçalves, ambos da equipe de Neurocirurgia do HMASP.. Ele enfatizou que no mundo poucos Centros utilizam esta técnica; divulgados, apenas 30 casos.

No pós-operatório a paciente foi submetida a exame neurológico respondendo muito bem. E, cerca de 20 dias depois a equipe informa que a paciente ficou sem nenhum déficit neurológico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações da agência verde-oliva


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below