Hospital Naval Marcílio Dias é excelência em simulação médica

Treinamento de médicos oftalmologistas no Simulador Eyesi
No início de 2019, o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) incorporou ao seu parque tecnológico, o simulador Eyesi®, para treinamento em cirurgia de catarata, o que contribui para a consolidação do hospital como centro de excelência em simulação médica. O novo equipamento dispõe de tecnologia de realidade virtual de alta fidelidade permitindo ao profissional acumular experiência cirúrgica e refinar habilidades essenciais para o procedimento intraocular sem o risco de complicações aos pacientes.
O HNMD, há uma década, investe em tecnologias de ensino inovadoras para formação e atualização, como ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos de pós-graduação nas modalidades de Residência Médica e Aperfeiçoamento e equipes multiprofissionais das diversas organizações militares de Saúde da Marinha do Brasil, treinando em média 500 profissionais por ano.
Além do novo equipamento para intervenção oftalmológica, o centro de simulação do IPB também dispõe de um simulador clínico de paciente adulto e um pediátrico, além de simuladores para cirurgia videolaparoscópica, procedimentos endoscópicos e endovasculares.
A realidade virtual e suas diversas aplicações na área médica possibilitam aos profissionais e alunos vivenciarem cenários reais em ambiente seguro, além de desenvolver competências técnicas, capacidade de gerenciamento de crises, liderança e raciocínio clínico. Nessa construção contínua do conhecimento, a experiência cirúrgica é ampliada e o maior beneficiado é o usuário do Sistema de Saúde da Marinha.
Fonte: MB


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below