IACIT vai desenvolver radar OTH para a FAB e reforça autonomia tecnológica –

Data:

A IACIT deu mais um passo estratégico na consolidação do Brasil como referência em vigilância de longo alcance ao assinar contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o desenvolvimento do radar OTH 0200 Skywave — sistema de detecção “Além do Horizonte” (Over-the-Horizon). O acordo foi formalizado nesta terça-feira (1), durante a LAAD Defence & Security 2025, com a presença da alta cúpula da Aeronáutica, incluindo o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O projeto será executado em parceria com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), consolidando a IACIT como única empresa brasileira apta a desenvolver e fabricar essa tecnologia estratégica.

Com o radar OTH 0200 Skywave, o Brasil se posiciona entre as poucas nações capazes de realizar vigilância aérea e marítima em distâncias de milhares de quilômetros, ultrapassando a curvatura da Terra com o uso de ondas refletidas na ionosfera. A tecnologia será crucial para monitorar áreas oceânicas remotas, detectar aeronaves em voo baixo e aumentar a dissuasão contra ameaças externas, especialmente em regiões não cobertas por radares convencionais.

“A assinatura deste contrato é um divisor de águas para a segurança nacional. O OTH 0200 Skywave eleva o patamar da defesa brasileira, reforçando nossa soberania tecnológica e o domínio de capacidades críticas no setor”, afirmou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.

O sistema também será operado por meio de uma estação terrestre com processamento em tempo real, oferecendo ao Comando da Aeronáutica capacidade inédita de vigilância estratégica. O projeto se insere no contexto de fortalecimento da infraestrutura de defesa coordenado pela CISCEA, que tem impulsionado a modernização do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro.

“A parceria com a IACIT é estratégica e nos coloca no caminho da autonomia tecnológica plena. É um marco para o DECEA e para o Brasil”, destacou o Major-Brigadeiro Alexandre Massena Javoski, presidente da CISCEA.

Com este projeto, a IACIT amplia sua atuação como fornecedora de tecnologias críticas para defesa aérea e marítima, reafirmando sua posição de liderança no segmento de radares e sistemas sensoriais de alta complexidade.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias