Imagens do protótipo do novo caça Stealth da Rússia

blank
Imagem de captura de tela de vídeo da Rostec/RIA Novosti.

Google News

Em 17 de abril, a Rússia Rostec Corporation compartilhou no Twitter uma foto do novo jato de combate stealth desenvolvido por sua subsidiária, a United Aircraft Corporation (UAC). A foto mostra o que parece ser um sistema ótico instalado sob o novo caça a jato, que ficou conhecido como “Checkmate”.

Uma foto refletida no sistema óptico mostra o que parece ser um contratorpedeiro classe Tipo 45 da Marinha Real do Reino Unido. Um navio de guerra desta classe, o HMS Defender (D36), foi confrontado pela Marinha russa no mês passado enquanto tentava invadir as águas da costa da Crimeia.

Uma fonte do complexo militar-industrial russo disse à RIA Novosti que a foto de Rostec mostra “um sistema óptico-eletrônico de mira embutido na aeronave”. Esses sistemas são usados ​​para direcionar ataques a alvos terrestres ou navais.

O projeto do sistema russo é muito semelhante ao do Sistema de Alvo Eletro-óptico (EOTS) da Lockheed Martin, que está instalado no jato de combate stealth F-35.

O caça “Checkmate” será supostamente o primeiro caça multi-função de quinta geração da Rússia monomotor. Várias fotos mostrando o caça a jato sob sigilo surgiram online nos últimos dias.

O novo caça a jato será apresentado oficialmente pela primeira vez no MAKS-2021 Air Show, evento que está programado para abrir em 20 de julho.

Em 18 de julho, vazou uma filmagem do Aeroporto Internacional de Zhukovsky mostrando o novo jato de combate stealth da Rússia que surgiu online.

O Checkmate é o primeiro jato de combate stealth monomotor da Rússia. Segundo várias fontes, o jato terá peso de decolagem de no máximo 18 toneladas. Será altamente manobrável com uma velocidade máxima superior à Mach dois.

As imagens que vazaram revelaram que o caça a jato possui compartimentos internos de armas, projetados para reduzir a seção transversal do radar. O design da cabine do jato parece ser idêntico ao do Sukhoi Su-57 maior.

As primeiras fotos de um “novíssimo” caça multifuncional foram compartilhadas online por algusn privilegiados que tiveram acesso à proximidade do caça. As fotos foram feitas durante a preparação para sua apresentação no MAKS-2021 Air Show, no Aeródromo Zhukovsky.

blank blank blank blank

De acordo com as reportagens, será exposta no dia 20 de julho uma aeronave militar totalmente nova desenvolvida pela United Aircraft Corporation (UAC), sob o controle da Rostec State Corporation.

“A Rússia é um dos poucos países do mundo que possui tecnologias de ciclo completo para a produção de promissores complexos de aviação, bem como um reconhecido“ criador de tendências ”na criação de aeronaves de combate. Temos a convicção de que o novo produto desenvolvido por especialistas da UAC despertará genuíno interesse não só em nosso país, mas também em outras regiões do mundo, inclusive em nossos concorrentes no exterior ”, afirmou o representante da Rostec.

Detalhes sobre a classe a que a aeronave pertence não foram revelados.

A julgar pelo vídeo publicitário da empresa, a nova aeronave será voltada para exportação.

O caça  aparentemente està equipado com um sistema infravermelho de busca e rastreamento (IRST) para alvos aéreos. Um dia antes, Rostec revelou que o jato estava equipado com um sistema integrado de mira eletro-óptica para alvos terrestres e marítimos.

O jato de combate stealth Checkmate será apresentado oficialmente pela primeira vez durante o MAKS-2021 Air Show, que está programado para abrir em 20 de julho.

  • Com informações Rostec, Ivan Novykov/DvinskyAero, Rob Lee RALee85, STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: