Imagens do resgate feito pelo helicóptero AH-11 Super Lynx da Fragata Liberal, à imigrantes na Costa do Líbano

Ontem noticiamos, o grande resgate feito pela Fragata Liberal a imigrantes que estavam à deriva na costa do Líbano. Hoje recebemos com exclusividade o relato de um membro do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do navio, que descreve como deu-se o resgate e a emoção dele e dos demais tripulantes em estarem prestando tal tipo de ajuda humanitária. Também nos foi cedido fotos, feitas a bordo da aeronave Lince 06, que mostra a visão dos pilotos ao avistarem a embarcação na imensidão do Mar Mediterrâneo.

Leia Sobre: Fragata “Liberal” capitânia da Força Tarefa Marítima (FTM-UNIFIL) socorre refugiados na costa do Líbano

Acompanhe o relato abaixo:

“As 11h20min (local) de ontem o Lince 06 foi lançado da F-43 com a tarefa de localizar uma embarcação de pequeno porte (cor branca, 18 pés) com a informação de que tinham suspendido de Trípoli (Líbano) com destino ao Chipre com cerca de 22 tripulantes entre os quais mulheres e crianças (refugiados da guerra na Síria). O último contato telefônico foi realizado 48 hs antes da comunicação do desaparecimento.
As únicas unidades que estavam envolvidas na localização dessa embarcação eram os meios da FTM-UNIFIL mas ainda sem sucesso na sua localização. Ao iniciar a busca pelo norte da área, visto que a deriva era de N-NW. Em 15 minutos de voo localizamos a embarcação com 33 tripulantes entre mulheres e crianças. Estavam sem combustível e posteriormente verificado que já estavam no mar por um período de 5 dias sendo que 4 sem comida nem água.
Antes de iniciarmos a operação sugerimos levar água e mergulhadores na cabine, pois se a embarcação tivesse emborcado, teríamos a chance de resgatar alguém com vida da água. Essa água foi o combate inicial aquela situação … conseguimos atirar as garrafas nas proximidades da embarcação onde os homens pudessem mergulhar e levar para bordo. 
Sugerimos deixar os mergulhadores com três sinalizadores na embarcação, para acalma-los até que pudéssemos voltar com mais água, visto que o navio-mãe ainda se encontrava a cerca de 16MN da embarcação.  Regressamos com 36 litros de água e descemos pelo guincho para os mergulhadores para que distribuíssem para os tripulantes.
Aguardamos nas proximidades até que o navio chegasse.
Uma das mais gratificantes missões de toda a minha carreira bem como de todo o DAE da F-43. E algo que somente esse Esquadrão poderia nos proporcionar…mais uma missão cumprida, no legado de todos o Srs que ‘vestiram’ esse cockpit, e aqueles que trabalharam e trabalham para prontificar e manter o nosso Lince em condições plenas de combate.
Muito feliz por estar aqui. Obrigado a todos pelos ensinamentos e experiências que hoje são o alicerce do nosso HA-1.
Invenire Hostem et Delere”

A Equipe da DefesaTV/Orbis Defense, parabeniza a todos os militares que estiveram envolvidos de alguma forma, nesta brilhante missão. O nosso Bravo Zulu, a todos!!!

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below