Imagens raras do Tupolev-134A-4 Pérola Negra

blank
Imagem de captura de tela de vídeo via RUssia Beyond.

Em um vídeo publicado na internet, o avião Tu-134A-4, conhecido pelo nome não oficial de Pérola Negra, aparece realizando uma verificação de sistemas, execução da pista, aceleração e um primeiro voo após a revisão. A aeronave filmada é a única de sua classe em serviço na Marinha Russa.

O Tu-134UB-L é uma modificação militar do avião de passageiros soviético Tu-134. É usado sobretudo para treinar pilotos e navegadores para os porta-mísseis de longo alcance Tu-22M3, que são semelhantes em tamanho e certas características às aeronaves de passageiros.

Não é à toa que o Tu-134 tem um nariz afilado sob o qual se esconde o radar do bombardeiro, assim como equipamentos de comunicação militar e sistemas de mira e navegação instalados na cabine. Na parte traseira há 12 assentos para pilotos. quem pode se revezar no comando.

Uma das versões dessa aeronave também é equipada com um porta-bomba debaixo da fuselagem. Foram produzidos 90 Tu-134UB-L na URSS. Além da formação de jovens pilotos, são também usados para pilotos ativos se adaptarem às aeronaves Tu-22M3 e Tu-160 – poupando recursos ao utilizar aeronaves de combate reais.

Fonte: Russia Beyond via redação Orbis Defense Europe.