IMBEL celebra 45 anos de atuação

blank

A Indústria de Material Bélico do Brasil, mundialmente conhecida como IMBEL celebrou, nesta quarta-feira (14), 45 anos de seu formato de atuação, desde a junção de suas cinco fábricas reunidas em um só grupo.

Constituída nos termos da lei nº 6.227, de 14 de Julho de 1975, a IMBEL surgiu com a missão de fabricar e comercializar produtos de defesa e segurança para os clientes institucionais, especialmente as Forças Armadas e Forças Policiais.

A empresa, que remonta sua origem em 1808 quando o então Príncipe Regente D. João VI, inaugurou a Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro do Jardim Botânico (RJ), é credenciada pelo Ministério da Defesa como EED (Empresa Estratégica de Defesa).

Atualmente, a IMBEL tem sua sede instalada em Brasília/DF e suas unidades de produção (UP) localizadas nas cidades de Piquete/SP, Rio de Janeiro/RJ, Magé/RJ, Juiz de Fora/MG e Itajubá/MG.

A organização é reconhecida como uma das mais importantes na contribuição para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e da Infraestrutura de Defesa do Brasil. A comemoração dos 45 anos foi virtual e contou com a participação de vários convidados, entre eles colaboradores e representantes das Forças Armadas.

Em mensagem à empresa, o Comandante do Exército, general de exército Edson Leal Pujol, enalteceu a importância da IMBEL e sua história.

blank blank“Sabe-se que a IMBEL tem uma história muito rica, bicentenária. Precursora na área de Defesa em toda a América, a IMBEL tem buscado manter o seu papel, provendo capacidades militares à Força Terrestre para que o Exército Brasileiro possa bem cumprir suas obrigações constitucionais. Que o retrospecto de sucesso e vitórias conquistadas até a presente data se repita por muitos anos.”

Para o presidente da IMBEL, general Aderico Visconte Pardi Mattioli, o momento é único.  Ele ressaltou o orgulho de estar à frente de um complexo fabril e gerencial estratégico para o Brasil.

Ele falou da importância da empresa para o processo de autonomia tecnológica e a soberania do Brasil e agradeceu a todos os colaboradores que trabalham nas unidades da empresa.

“Estou alegre de poder contar com mais de dois mil colaboradores e amigos. Nossos verdadeiros escudeiros e responsáveis por levar o nome da IMBEL para todo o mundo. Logo essa pandemia passará e, em breve, poderemos estar todos juntos para comemorar essa data novamente. Muito obrigado a todos que fazem da IMBEL uma empresa sólida, inovadora e que eleva o nosso país ao mais alto nível de tecnologia nas áreas de defesa e segurança, contribuindo, assim, para a soberania do Brasil”

O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general de exército Décio Luís Schons, e também Presidente do Conselho de Administração da Empresa, um dos convidados especiais para comemoração dos 45 anos, ressaltou a importância da companhia.

“Essa organização é singular, única no país. Uma empresa histórica, que representou e continua representando para o nosso Brasil um símbolo de referência de longevidade, reputação, seriedade e trabalho árduo para auxiliar o Exército e nossas Forças Armadas em suas necessidades tecnológicas. São mais de 200 anos, e a união dessas cinco empresas é um marco da IMBEL, que já passou por momentos muito difíceis, mas também coleciona inúmeras vitórias e realizações. Encerro enfatizando o valor da dissuasão, da integridade territorial, e o quanto é importante nos prepararmos para defender nosso país. As pessoas precisam refletir um pouco mais sobre a importância da Defesa de uma nação. E nesse cenário, nós temos a IMBEL funcionando a todo vapor contribuindo para apoiar nossas Forças Armadas nessa missão. Eu me congratulo com todos os integrantes da IMBEL e desejo que a empresa siga firme em direção a um futuro grandioso”.

A história da empresa foi contada pelo Assessor-Chefe da Advocacia Geral da IMBEL, René Dellagnezze, que abriu as comemorações ressaltando que “são mais de dois séculos inovando, desenvolvendo e contribuindo com a Defesa e a Segurança do Brasil e sua soberania”.

O evento de comemoração da IMBEL contou com a participação de vários colaboradores como o ex-presidente do Conselho de Administração da Empresa, general de exército Sinclair James Mayer; do vice-presidente da IMBEL, general de divisão Expedito Alves de Lima; e dos ex-presidentes da empresa, general de exército Paiva Chaves e do general de brigada Cássio Cunha, além dos integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria e do Atirador suboficial Vagner Brum.

  • Com informações e fotos: Agência Rossi Comuniação