Impressionante vídeo do porta-aviões USS Shangri-La originalmente filmado no ano de 1962 em HD

blank

Filmado em 1962, com câmeras especialmente projetadas de 70mm, o documentário “Flying Clipper” foi o primeiro filme alemão produzido neste grande formato de alta resolução (HD). O documentário foi remasterizado recentemente para o formato 4K e restaurado digitalmente, para que pudesse ser comercializado como 4K UHD, Blu-Ray e DVD.

Além da ‘Côte d’Azur’, as ilhas gregas e as pirâmides do Egito, o documentário “Flying Clipper” incluiu também mais de 5 minutos de filmagem a bordo do USS Shangri-La (CVA-38), um dos 24 porta-aviões da classe Essex utilizado durante ou após a Segunda Guerra Mundial pela Marinha dos Estados Unidos.

Com o CVG-10 a bordo, o USS Shangri-La esteve envolvido em um tour marítimo de 6 meses com a 6ª frota, entre fevereiro e agosto de 1962. O vídeo mostra com detalhes excepcionais as “operações das águas azuis” do navio. Caças F4D-1 Skyray com o VF-13; os Skyhawks A-4D do VA-106 e VA-46; e os F-8U Crusaders do VMF-251 e VFP-2.

Também podem ser vistos alguns Skyraider AD-6 do VA-176 enquanto a cena de abertura mostra em cores vivas de um dos helicópteros HUP-3 do HU-2. Havia muito menos tecnologia a bordo para lançar e recuperar aeronaves, e “bolters” (quando a aeronave falha no cabo que prende o convés de voo) e “wave-offs” (uma volta durante a aproximação final) eram aparentemente bastante frequentes.

  • Com informações do site The Aviationist
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here