Inaugurado mirante no Morro da Igreja em Urubici-SC

O Morro da Igreja é conhecido por ser o lar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Morro da Igreja (DTCEA-MDI), organização subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Imagem via FAB.

O Morro da Igreja em Urubici é um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina e recebe cerca de 120 mil turistas ao ano. Na manhã desta quinta-feira,05, foi inaugurado o Mirante no local, que faz parte das obras de revitalização do acesso ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), um dos quatro do país. Os serviços estão sendo realizados pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages e o orçamento é de R$ 35 milhões.

Para que a obra fosse iniciada a deputada federal Carmen Zanotto realizou um trabalho intenso junto ao Ministério da Defesa para garantir a liberação dos recursos. “Recebi a informação da precariedade da estrada em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Urubici em 2016, durante todo o ano de 2017 realizei diversas reuniões com o então Ministro da Defesa Raul Jungmann e em dezembro conseguimos a sinalização de liberação dos recursos. Também entramos em contato com o 1º Batalhão Ferroviário para que realizasse a obra, uma forma de desburocratizar o processo. E através do empenho de toda a equipe do exército eles ficaram com a responsabilidade de realizar os trabalhos. Hoje os serviços estão praticamente concluídos e eu estou muito feliz em fazer parte desta conquista”, destaca a parlamentar.

A estrada de 17 km de extensão e atualmente é a única opção para locomoção dos moradores locais, dos militares e do fluxo turístico foi construída na década de 80. Cerca de 70% do trabalho executado pelos militares é subterrâneo, com a realização de drenagem e contenções.

“A Nossa previsão é de que os serviços sejam concluídos em março de 2020. Ela tem um duplo objetivo, a segurança nacional e turismo. Queremos agradecer a deputada Carmen Zanotto que trabalhou com afinco e foi fundamental para o início das obras”, ressalta o comandante do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, Coronel Cleber Machado Arruda.

A cerimônia de inauguração do Mirante contou com a presença do Comandante Interino do Cindacta II, Cel. Av. Marcos kentaro Adachi, do General da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Silva Paes,Ricardo Miranda Aversa, do prefeito de Urubici Antonio Zilli, do deputado estadual Marcius Machado, vereadores de Lages e demais autoridades.

Sobre o Morro da Igreja

As instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) da Força Aérea Brasileira (FAB) ficam no topo do morro da Igreja. Dentre estas destaca-se a primeira Estação de Radar Meteorológico (ERM) de Santa Catarina, a uma altitude de 1 808,01 m, cuja missão é a vigilância constante das condições meteorológicas na área de cobertura do equipamento e divulgação das informações obtidas.

O morro da Igreja é considerado um dos locais mais frios do Brasil, recebendo grande número de turistas especialmente durante o inverno, quando as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e ocorre, ocasionalmente, a queda de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação.[carece de fontes]

Um registro de temperatura não-oficial de -17,8 °C (0ºF), realizado no local em 29 de junho de 1996, foi manchete nacional como a temperatura mais baixa já registrada no Brasil. Contudo, a menor temperatura registrada oficialmente em território brasileiro, -14,0 °C, ocorreu no município catarinense de Caçador, no alto vale do Rio do Peixe, em 11 de junho de 1952.

Em 2007, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalou uma estação meteorológica automática no alto do Morro da Igreja, a cerca de 1.800 metros de altitude. A partir do comportamento dos dados obtidos com esta estação, torna-se clara a invalidade do registro de -17,8°C feito em 1996. Deste 2007, o menor valor registrado nela foi de -7,8°C a 23 de julho de 2013.

Com informações reportagem de Wagner Urbano  do Noticias da Serra de SC, Gabinete Carmen Zanotto e fotos da Assessoria Carmen Zanotto