INB Firma Parceria com Estatal Russa para Conversão e Enriquecimento de Urânio da Bahia

Data:

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) firmou um contrato com a Internexco GmbH, subsidiária do grupo russo Rosatom, para a exportação temporária de até 275 mil quilos de concentrado de urânio (U3O8) produzido em Caetité, na Bahia. O objetivo é realizar as etapas de conversão e enriquecimento no exterior, com o material retornando ao Brasil até dezembro de 2027 na forma de hexafluoreto de urânio (UF6) enriquecido a 4,25%, destinado à fabricação de combustível para as usinas nucleares de Angra 1 e 2.

Processo de Beneficiamento e Logística

O urânio será transportado de Salvador para a Rússia, onde passará pelas etapas de conversão e enriquecimento. A conversão transforma o concentrado de urânio em UF6, permitindo seu enriquecimento em centrífugas. Atualmente, a INB realiza o enriquecimento de cerca de 70% do urânio necessário para Angra 1 em sua usina em Resende, Rio de Janeiro.

Perspectivas Futuras

A INB planeja aumentar a frequência de contratações semelhantes por meio de futuras licitações internacionais, visando a retomada e ampliação da produção de urânio em Caetité.

Editorial Defesa TV

Autor

Popular

Últimas Postagens
matérias

Das ruas ao uniforme: conheça a militar que superou um sequestro

O nome Saionara, variação de “Sayonara” em japonês, significa...

Brasil e Reino Unido debatem energia eólica offshore e impactos sobre segurança da navegação

Os 44 parques eólicos offshore em operação atualmente no...