O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 27/06, uma cerimônia militar em comemoração ao seu 39º aniversário de criação. O evento reuniu autoridades civis e militares, representantes da Cultura Aeronáutica e integrantes do efetivo do Instituto.
A solenidade foi presidida pelo Diretor do Instituto, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, que destacou a relevância da preservação da memória e dos valores históricos da Força Aérea Brasileira (FAB). “Celebrar o aniversário do INCAER é reafirmar nosso compromisso com o legado de homens e mulheres que ajudaram a construir a história da aviação militar brasileira”, afirmou.
Durante o evento, foram entregues certificados aos militares eleitos como Destaques Profissionais do INCAER no ano de 2025, reconhecidos pelo desempenho exemplar, espírito de equipe e dedicação. Foram homenageados o Sargento Eduardo Flórido Brum, da especialidade de Administração, e o Soldado Victor Caetano Amaresco.
A cerimônia também foi marcada por homenagens aos Ex-Diretores do Instituto, pela outorga do título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e pela entrega do diploma “Amigo do INCAER”. Receberam o título honorífico de Membro Honorário o senhor Carlos Lorch, o Coronel do Exército Brasileiro Carlos Roberto Carvalho Daróz e a Senhora Nair de Laia, personalidades que prestaram relevantes serviços à Aeronáutica e demonstraram forte compromisso com a preservação da memória institucional.
Já o diploma “Amigo do INCAER”, destinado a militares e civis que, mesmo não integrando o efetivo ou o conselho do Instituto, contribuíram significativamente para suas atividades, foi concedido ao Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, ao Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, ao Coronel Intendente Wagner Gomes de Araújo, ao Coronel Intendente Klinger Newton de Oliveira Guimarães e ao Major Engenheiro Israel Cordeiro dos Santos Rocha.
Criado em 1986, o Instituto tem como missão pesquisar, preservar e difundir a cultura aeronáutica, mantendo viva a memória da Força Aérea Brasileira para as atuais e futuras gerações.
Fotos: Cabo Domingos / INCAER