Incidente de desaparecimento de um blindado Merkava 4 enquanto o Cmdte estava “no banheiro”…

Um Merkava descendo a ladeira. Imagem ilustrativa via IDF Israel.

Um comandante de um tanque israelense “perdeu” seu tanque de batalha Merkava 4 enquanto estava no banheiro, informou a mídia israelense em 15 de janeiro.

Parecia que o tanque de batalha rolou 600 metros por uma colina fora de controle e atravessou uma estrada principal no sul de Israel depois que a tripulação adormeceu dentro dele. O incidente ocorreu durante a semana passada, durante um curso de comandantes de tanques perto da base de treinamento do Corpo Blindado. Felizmente ninguém se feriu.

“O comandante da tripulação, de apenas 20 anos, saiu do tanque para ir ao banheiro e, quando voltou, viu que seu tanque Merkava 4 havia desaparecido. Ele foi localizado apenas depois de algumas horas, do outro lado da Rota 40 ”, relata o Haaretz.

Uma investigação preliminar do incidente descobriu que a tripulação havia adormecido e não notou que o tanque estava sem os freios acionados e acabou rolando ladeira abaixo.

A unica imagem vazada do incidente. Via Haaretz Israel.

“Este é um incidente de segurança incomum que será investigado e com as lições aprendidas, a fim de evitar a recorrência de casos semelhantes no futuro”, disseram os militares em comunicado sobre o assunto.

Incidentes de segurança envolvendo soldados israelenses ocorrem em uma base permanente. Alguns deles até causam baixas. Por exemplo, em abril, um soldado foi morto e três outros ficaram feridos quando uma munição se incendiou por manuseio incorreto, dentro de um tanque ao longo da fronteira egípcia.

  • Com informações Haaretz Israel, Israel I24 e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.