Iniciada produção do Veículo Blindado de Combate Piranha 5, na Romênia

GDELS/MOWAG Piranha 5. Imagem via GDELS.

A General Land Systems European Dynamics (GDELS) iniciou no dia 6 de Novembro, a produção do Veículo Blindados de Combate (VBC) “Piranha 5”, na fábrica de seu parceiro romeno Uzina Mecânica Bucureşti (UMB), que é um marco importante no Programa de reestruturação do Exército romeno.

A cerimônia do início da produção contou com a presença do Primeiro Ministro da Romênia, Ludovic Orban, do Ministro da Defesa, General da reserva Nicolae Ciuca, e do Ministério da Economia, Energia, Ambiente de Negócios e Turismo, Virgil Popescu, além do Embaixador dos EUA na Romênia, Hans Klemm, e Embaixador Suíço na Romênia, Arthur Mattli.

Em janeiro de 2018, e como parte do plano do Exército Romeno de modernizar sua frota de veículos blindados sob rodas, a GDELS assinou um contrato com o Exército Romeno para entregar até 227 veículos blindados com rodas Piranha 5 em seis configurações diferentes.

Os modernos veículos Piranha 5 serão produzidos na Romênia sob um projeto estratégico de cooperação e transferência de tecnologia entre a GDELS – Mowag e a empresa romena Uzina Mecanică București (UMB).

“A cooperação estratégica entre a GDELS e a UMB é um excelente exemplo de como planejamos modernizar nossas Forças Armadas com tecnologia moderna. Também representa uma grande oportunidade para nossa economia romena fortalecer e sustentar nossa base industrial nacional neste importante segmento, incluindo exportação Tenho orgulho em dizer que 80% do investimento que realizamos neste projeto retornará para o benefício de nossa economia local. ”, declarou o Primeiro Ministro da Romênia, Sr. Ludovic Orban.

Estamos profundamente honrados e gratos pelo primeiro ministro Orban, ministro da Economia Popescu e ministro da Defesa Nacional, General A. Ciuca, que participou de nossa cerimônia de abertura hoje e gostaria de enfatizar o forte e claro compromisso da GDELS em se tornar o fornecedor estratégico de sistemas terrestres do Exército Romeno.

A abertura da linha de produção local na UMB marca um primeiro passo importante no estabelecimento de nossa colaboração sustentável com parceiros romenos de confiança ”, afirmou o Dr. Thomas Kauffmann, vice-presidente da GDELS.

“A vasta transferência de tecnologia e a produção local do veículo Piranha 5 também representam uma enorme oportunidade para a indústria romena no futuro.”

“A Romênia provou mais uma vez que tem capacidade para produzir produtos militares de ponta no país. A instalação da UMB modernizada e levada a padrões internacionais graças a este contrato e agora é uma instalação de produção moderna para um projeto importante de nossos programas de compras militares. A colaboração com a GDELS colocará a UMB em uma posição de liderança entre nossa indústria militar romena ”, disse Mihai Rafiu, diretor geral da UMB.

GDELS-MOWAG

Sobre o carro de combate Piranha

Os veículos Piranhas estão disponíveis nas versões de roda 4 × 4, 6 × 6, 8 × 8 e 10 × 10. Existem várias variantes nessas versões, oferecendo diferentes graus de proteção de blindagem e vários tipos de torretas, para uso em uma variedade de funções.

Os derivados da piranha receberam funções como transporte de tropas, veículos de comando, veículos de apoio a incêndios, treinadores de carros de combate e veículos da polícia.

Os carros Piranhas são usadas pelo exército suíço e os derivados Piranha fabricados na Suíça foram exportados para Suécia, Dinamarca, Irlanda, Romênia, Espanha, Brasil e Bélgica. Os exércitos romeno e belga selecionaram o Piranha IIIC 8 × 8.

A Bélgica converteu-se em uma força de veículos blindados todos sob rodas e substituiu todos os seus M113s, AIFVs e Leopard 1s por 268 Piranha IIIC em 7 variantes.

  • Com informações da General Land Systems European Dynamics (GDELS) via redação Orbis Defense Europe.