Instituto CTEM+ amplia esforços de combate ao COVID-19 repercutindo iniciativa da Junta Interamericana de Defesa (JID) com ferramenta preditiva de contaminação

Instituto CTEM+ amplia esforços de combate ao COVID-19 repercutindo iniciativa da Junta Interamericana de Defesa (JID) com ferramenta preditiva de contaminação

Neste momento de pandemia, no qual estamos todos mergulhados, o Instituto CTEM+ através de seus membros e entidades associadas, vem trabalhando incessantemente na colaboração com o governo brasileiro no combate ao COVID-19, quer seja como elo entre entes governamentais e não governamentais ou ainda diretamente na engenharia e concepção de soluções a partir de suas pesquisas, passando pela “Logística de Guerra”, tendo como sinergia o Governo Federal, Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa -SIMDE, Universidades, as Indústrias e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE.

Uma outra forma de contribuição é a identificação e divulgação de ferramentas que possam subsidiar as melhores decisões dos gestores envolvidos no enfrentamento à pandemia do COVID-19. Uma dessas ferramentas nos é trazida pelo General de Divisão Luciano José Penna, Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), capaz não apenas de monitorar a evolução da contaminação pelo COVID-19, mas também gerar modelos de análise preditiva e descritiva da propagação de vírus. Essa plataforma é gratuita e pode ser adaptada ao contexto regional, nacional e municipal.

De acordo com o Diretor de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação, do CTEM + Alexandre Pinheiro: “ no repositório do GitHub foi disponibilizado um código fonte do Jupyter Notebook (ambiente já bem conhecido dos cientistas de dados), com dicas de como gerar os gráficos de distribuição, tendência,… para se ter uma melhor visibilidade do COVID-19, a partir os dados que chegam das unidades de saúde”.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

CONSELHO INTERAMERICANO DE DEFESA

2600 16th Street N.W. – Washington D. C. 20441

CONSELHO DE DELEGADOS 1-1 (b53 JID / 2020) Washington, D.C., 26. Março 2020

AO: Secretário-Geral da OEA, Representantes Permanentes na OEA e Chefes

Delegação à JID

ASSUNTO: Plataforma de monitoramento e projeção da situação do COVID-19

Informações em inglês e espanhol na plataforma

Tenho o prazer de enviar esta carta para cumprimentá-lo e, ao mesmo tempo, relatar que esta Diretoria aprendeu de uma ferramenta não apenas para monitorar o COVID-19, mas também para gerar modelos de análise preditiva e descritiva da propagação de vírus. Essa plataforma é gratuita e pode ser adaptada ao contexto regional, nacional e municipal para melhorar a qualidade da tomada de decisão. A plataforma pode fornecer os modelos de propagação de vírus mais precisos do mundo, agora estão em uso pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) e pelo Estado da Carolina do Norte e a capacidade de projeção é aprimorada diariamente.

O Dr. Martin Trevino, membro do conselho de administração da Fundação Interamericana de Defesa, apresentou as funcionalidades da plataforma para permitir que os países do Hemisfério Ocidental compartilhem informações, façam projeções futuras e possam tomar decisões informadas com base em dados. O requisito técnico para usar a ferramenta é relativamente baixo e todo o acesso a dados de fontes confiáveis ​​(OMS, CDC, Universidade Johns Hopkins) é totalmente automatizado. Se for necessária assistência técnica, o Dr. Trevino estará disponível para apoiá-los no seguinte email: marty.trevamesurio.

Este Conselho e sua Fundação recomendam o site e divulgação da plataforma, disponível no:

https://github.com/mprorock/COVID-19/blob/master/covid_19.ipynb

Para conhecer as possibilidades da ferramenta, você pode encontrar um resumo executivo em inglês e espanhol em anexo.

General de Divisão Luciano José Penna

Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa(JID)

Inteligência de decisão do Viral Analytics (Viral Analytics Decision Intelligence)

Análise avançada para tomadores de decisão estaduais em crise

Dr. Marty Trevino Jr., Assessor Técnico Sênior da Fundação Interamericana de Defesa (FIDA) e Diretor de Ciência e Pesquisa Global de Dados mesuir.io

 

VISÃO GERAL EXECUTIVA

Limitações de análise crítica para tomadores de decisão – COVID19

À medida que o mundo lida com o vírus COVID19, os tomadores de decisão utilizam painéis com informações básicas, que não pode efetivamente informar a tomada de decisões no nível da política.

O painel de John Hopkins, embora excelente, apenas apresenta um punhado de pontos de informação em um nível que é apenas moderadamente útil para decisões políticas, esses pontos de informação são:

  • Infectado (total e por região)
  • Mortes (total e por região)
  • Recuperado (total e por região)
  • Gráficos geográficos e de linha dos dados

A chave para a tomada de decisão informada por dados está na combinação de vários conjuntos de dados para formar uma imagem abrangente da situação. Os funcionários do Federal Emergency Management Agency (FEMA) terão necessidades de dados diferentes das do prefeito de uma cidade grande, que pode precisar de serviços de saúde dados demográficos, tipos de setores em que as pessoas trabalham por CEP, níveis de suprimento hospitalar, dados de crimes etc. para tomar decisões de alocação de recursos.

Um visual frequentemente usado na luta contra o COVID19 tem sido a curva do vírus. Essa curva ilustra corretamente os efeitos de ações como o distanciamento social na propagação do vírus.

Essa visualização excelente e frequentemente referenciada pode ser dinamizada, com novos dados sendo incorporados diariamente e melhorando assim o modelo. Além disso, ações tomadas para “achatar” a curva podem ser incorporadas, mostrando os tomadores de decisão os efeitos previstos de suas ações. Novamente, isso também pode ser feito no nível de análise necessário para incluir vulnerabilidades populacionais específicas da geolocalização.

Os tomadores de decisão estão lutando para “fazer sentido” de uma situação fluida com dados díspares derivados de várias fontes.

Esses dados geralmente são discretos, estáticos e precisos apenas por um momento. Tomadores de decisão geralmente faltam desesperadamente a Análise visual descritiva e preditiva. No lugar de precisão, dados oportunos e análises avançadas, os tomadores de decisão devem confiar nos funcionários para internalizar, sintetizar e relatar dados manualmente. Para muitos funcionários federais, estaduais e locais Power Point e Excel servem como base para a tomada de decisão informada por dados.

As decisões são assim, feito na ausência de um quadro operacional comum, com modelos mentais divergentes, com o resultado sendo decisões políticas subótimas ou atrasadas. No Mesur.io, nossa Divisão de Análise e Pesquisa Avançada desenvolveu alguns dos modelos mais precisos de propagação de vírus no mundo. Esses modelos estão agora em uso pelo Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security) e do Estado da Carolina do Norte e estão sendo aprimorados diariamente. Aqui estão alguns exemplos do visual de mesur.io analytics:

UM VÍRUS GLOBAL E ANALÍTICA

O COVID19 é um vírus global e a humanidade deve responder como uma comunidade global. Dito isto, cada país é diferente e deve abordar a luta contra o vírus à sua maneira – isso requer análises específicas de país, região e cidade para informar a tomada de decisão. O Mesur.io está criando todo o código para suportar esta instância de análise avançada para rastrear COVID19 grátis no Github. O requisito técnico de ter uma instância em funcionamento é relativamente baixo e todos acesso a dados de fontes confiáveis ​​e automatizadas. Caso seja necessária assistência técnica, a equipe mesur.io possui cientistas de dados disponíveis para ajudar.

Dr. Marty Trevino Jr. Director of Analytics and Research

[email protected]

Instituto CTEM +

O Instituto CTEM+ é um Instituto de direito privado e sem fins lucrativos.

O Instituto tem por objetivo promover e difundir por todos os meios legais a pesquisa, o desenvolvimento, a ciência, a tecnologia em geral, a mais ampla inovação, o empreendedorismo em todos os setores e segmentos, visando também o desenvolvimento competitivo e sustentável, em benefício da Sociedade mediante a execução direta, indireta ou intermediária de projetos, programas e planos de ações  e correlatos, por meio da adoção de recursos físicos, humanos, técnicos, científicos, econômicos ou financeiros, sem fins lucrativos e extensivo a academias, universidades, institutos educacionais, e a órgãos do setor público contemplando consórcios governamentais, associações em geral, instituições e associações diversas, empresas públicas em geral, empresas público-privados em geral ou empresas privadas em geral que atuem ou venham atuar em áreas afins, assemelhadas ou correlatas para a plena e ampla consecução de seus objetivos maiores tendo por atuação, finalidades, especificidades, especialidades  e atividades.

Outro importante objetivo do Instituto CTEM+ é a difusão dos conceitos doutrinários da Escola Superior de Guerra, apoiar as Forças Armadas, o Sistema Brasileiro de Inteligência, as Forças de Segurança Pública, e ainda, atuar no desenvolvimento da Política Nacional de Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa, Segurança e Defesa Cibernética, por meio da realização de atividades afins, assemelhadas ou correlatas, assim como com objetivos educacionais destinados ao fortalecimento do Poder Nacional.

 

Enviado por:

José Ananias Duarte Frota- Cel QOBM RR
Membro do Conselho Nacional  de Proteção e Defesa Civil-CONPDEC-SEDEC/MI
Assessor de Pesquisa e Estudos Técnicos do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil-CONGEPDEC
Não importa a direção do vento, o importante é ajustar as velas!(parafraseado)




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail