Instituto Militar de Engenharia e Centro de Avaliações do Exército ministram Estágio de Fundamentos de Teste e Avaliação e de Requisitos

A finalidade das instruções foi apresentar os fundamentos de Teste e Avaliação adotados por países que são referência na área

blank

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) ministraram, no período de 5 a 16 de outubro (fase de educação à distância – EAD) e de 26 a 30 de outubro (fase presencial), o Estágio de Fundamentos de Teste e Avaliação (T&A) e de Requisitos. O estágio foi realizado e ministrado pelo CAEx, sob a supervisão pedagógica do IME.

A finalidade das instruções foi apresentar os fundamentos de Teste e Avaliação (T&A) adotados por países que são referência na área, as peculiaridades de T&A praticadas pelo CAEx e os conceitos modernos de elaboração de requisitos.

blankO objetivo geral foi apresentar aos oficiais e servidores civis que atuam na gestão do ciclo de vida de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) do Exército Brasileiro (EB) conhecimento técnico, experiência e melhores práticas na área de T&A e de elaboração de requisitos, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de obtenção de SMEM do EB.

A fase EAD foi realizada na organização militar (OM) de cada estagiário e a fase presencial ocorreu nas instalações do IME e do CAEx.

A abertura da fase presencial, ocorrida no dia 26 de outubro, no IME, foi conduzida pelo Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Luis Henrique de Andrade, e pelo Comandante do IME, General de Brigada Armando Morado Ferreira.

blankPara atingir os objetivos propostos, foram apresentados os seguintes temas principais: Introdução à Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa e Teste & Avaliação, Fundamentos de Requisitos de Usuários e do Sistema, Confiabilidade, Manutenibilidade e Disponibilidade, Avaliação de SMEM no EB e exposição das capacidades de testes do CAEx.

Para consolidar os conhecimentos adquiridos, o encerramento das atividades ocorreu no CAEx, no dia 30 de outubro, com uma série de apresentações e demonstrações de caráter eminentemente prático, de forma a melhor capacitar os militares e civis que lidam diariamente com T&A de SMEM.

Em seguida, houve a solenidade de entrega de certificados, no Salão de Honra do CAEx, presidida pelo General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes, Chefe do Centro.

Fonte: CAEx