Integração entre Escolas das Forças Armadas no Exercício AZUVER 2020

Reunião entre comandantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; da Escola de Guerra Naval; e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica tem por finalidade acompanhar o andamento do Exercício

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), recebeu no dia 29 de outubro, visita do comandante da Escola de Guerra Naval (EGN), contra-almirante Paulo César Bittencourt Ferreira; e do comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), brigadeiro do ar Luís Renato de Freitas Pinto, com a finalidade de acompanhar o andamento do Exercício AZUVER 2020, o qual integra 400 oficiais-alunos das três escolas.

Na oportunidade o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, apresentou a estrutura e as características da ECEME, assim como a importância dos oficiais formados para o Exército Brasileiro.

Em seguida, os comandantes puderam acompanhar a interoperabilidade das Forças Armadas num contexto de planejamento, em nível operacional, e de simulação de combate.

Durante todo o evento foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras e ambientes abertos e ventilados.

Exercício AZUVER

O Exercício AZUVER é divido em três etapas: na primeira, os alunos das três escolas realizam o Exame de Situação, propondo Linhas de Ação para o cumprimento da missão; na segunda (Planos e Ordens), o Plano Operacional ou “Plano de Campanha” é elaborado, detalhando e regulando operações militares no Teatro de Operações; e, após o planejamento tático de cada Força Componente, tem início o Controle da Operação Planejada. Nessa última fase, em cada escola, ocorre a simulação dos engajamentos propriamente ditos, por meio de Sistemas de Simulação de Guerra.

Finalmente, no âmbito de cada Força Componente, desencadeia-se o planejamento tático, e, em seguida, a última etapa do AZUVER, chamada de Controle da Operação Planejada. Nessa fase, em cada escola, ocorre a simulação dos engajamentos propriamente ditos, por meio de Sistemas de Simulação de Guerra.

 

  • Com informações e fotos: ECEME


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: