INTERPOL alerta sobre ameaça do crime organizado às vacinas COVID-19

blank

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) emitiu nesta quarta-feira, 2, um alerta global para que seus 194 países membros se prepararem para os ataques do crime organizado focadas em vacinas contra a Covid-19. A organização de cooperação policial internacional alegou que há uma “potencial atividade sobre falsificação, roubo ou promoção ilegal” dos imunizantes.

O “aviso laranja” da Interpol ressalta que comportamentos criminosos já foram detetados durante o período pandêmico com outros produtos.

“À medida que várias vacinas para a Covid-19 se aproximam da aprovação (…) será crucial garantir a segurança da cadeia de abastecimento e identificar sites ilícitos que vendem produtos falsificados na internet”, afirma.

A Interpol alega ainda que é essencial que as autoridades se mantenham preparadas para o possível surgimento de todos os tipos de atividades criminosas. Ações que “constituem um risco significativo para a saúde e até para a vida”.

Falsos testes de detecção do novo coronavírus que pode ter maior foco de vendas devido à retomada de viagens internacionais também está entre os ítens que devem estar sob supervisão segundo a Intepol.

“Enquanto os governos se preparam para lançar vacinas, as organizações criminosas planejam se infiltrar ou interromper as cadeias de abastecimento.
Jürgen Stock, declarou o secretário-geral da INTERPOL.

Perigos online

Com um número crescente de fraudes relacionadas ao COVID, a INTERPOL também está aconselhando o público a tomar cuidado especial ao acessar a Internet para pesquisar equipamentos médicos ou medicamentos .

Além dos perigos de solicitar produtos potencialmente fatais, uma análise da Unidade de Crimes Cibernéticos da INTERPOL revelou que de 3.000 sites associados a farmácias on-line suspeitas de vender medicamentos ilícitos e dispositivos médicos, cerca de 1.700 continham ameaças cibernéticas, especialmente phishing e malware de spam.

Para evitar ser vítima de golpes online, é importante estar atento, ser cético e ser seguro, como geralmente são as ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras. Sempre verifique com as autoridades nacionais de saúde ou a Organização Mundial da Saúde para obter os conselhos de saúde mais recentes em relação ao COVID-19.

blank

  • Fonte: INTERPOL, via redação Orbis Defense Europe.
  • Link para a página da INTERPOL com o alerta:

https://www.interpol.int/News-and-Events/News/2020/INTERPOL-warns-of-organized-crime-threat-to-COVID-19-vaccines