Irã apresenta ao mundo seu mais novo míssil de cruzeiro, o Hoveizeh

Irã apresenta ao mundo seu míssil de cruzeiro Hoveizeh — Foto: Ministério da Defesa iraniano via AP
Voiced by Amazon Polly

O Irã apresentou neste sábado dia 2, um novo míssil de cruzeiro com um alcance de 1,3 mil Km, noticiou a TV estatal iraniana em meio às festividades do 40º aniversário da Revolução Islâmica de 1979. “Com um alcance de mais de 1,3 mil Km (..) este míssil de cruzeiro precisa de muito pouco tempo para estar operacional para uso, podendo o mesmo voar a uma baixa altitude”, disse o ministro da Defesa iraniano, Amir Hatami, em declarações transmitidas pela TV estatal durante a cerimônia de apresentação.

Hatami disse que o novo míssil, chamado Hoveizeh (homenagem a uma cidade Iraniana), integra a família de mísseis de cruzeiro Soumar, que foi apresentada em 2015. Especialistas ocidentais dizem que o Irã costuma exagerar na capacidade de seus armamentos, embora seus mísseis balísticos de longo alcance causem preocupações. O Irã anunciou em janeiro o fracasso de sua tentativa de lançar um satélite, depois de Teerã ter sido alertada pelos EUA a evitar tal atividade.

O departamento de Estado dos EUA, alertou Teerã no mês passado contra três lançamentos previstos de foguetes, o que para os EUA seria uma violação a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, devido à utilização de tecnologias para mísseis balísticos. A preocupação dos EUA é que a tecnologia balística de longo alcance utilizada para lançar satélites também possa ser utilizada para lançar bombas.

  • Com informações da agência de notícias Reuters

5 COMENTÁRIOS

  1. Esses mísseis do Irã só tem graça se portar ogivas nucleares pois é disso que Israel precisa para deixar de serem folgados e invasores de terras alheias

  2. Mais um país que mata a cobra e mostra o pai.
    Enquanto isso não vimos nada do MT-300 ou foguete guiado SS40G.
    O que nos leva erroneamente acreditar que os mesmos ainda nem existe.
    Sabe se que o foguete guiado já passou por testes em que incluíram um ângulo proposital de 40 graus, mesmo assim a precisão foi boa.
    E o mesmo já se encontra em adoção no sistema Astros 2020.
    Mas deveriam exibir o quanto antes as imagens de testes desses sistemas nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here