Itália deseja homenagear soldados da Força Expedicionária Brasileira com cemitério em Pistoia

blank
Cemitério Inglês em Montecchio

Google News

O embaixador da Itália no Brasil, Srº Antonio Bernardini, reuniu-se na última quinta-feira (8), em Brasília, com o vice-presidente da República, Srº Hamilton Mourão.

Durante o encontro, o diplomata sinalizou que o governo italiano está considerando a possibilidade de homenagear o Brasil com um cemitério de soldados que morreram no país europeu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

De acordo com o embaixador, o Brasil é o único país que ainda não tem um cemitério atribuído na Itália.

A possível homenagem é cogitada poucos meses depois que o vice de Jair Bolsonaro fez uma breve visita à Florença, onde participou de uma homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) em Pistoia, que abriga um memorial pelos pracinhas que lutaram pela libertação da Itália.

“O vice-presidente esteve na Itália em maio passado na Toscana, no lugar de combate da FEB. Seu pai era o capitão do Exército e a visita foi particularmente emocionante”, recordou Bernardini. Mourão, por sua vez, chegou a sinalizar a esperança de que o 75º aniversário da participação da FEB na 2ª GM seja comemorado no próximo ano.

O encontro entre os dois ainda foi marcado pela discussão sobre as “excelentes relações entre os países e os investimentos de empresas italianas” que colocam a Itália “em primeira na fila entre os investidores internacionais”.

“Expressei a esperança de uma maior participação das empresas italianas no grande plano de infraestrutura do Brasil”, disse Bernardini.

Por fim, o diplomata italiano e o vice-presidente brasileiro ressaltaram a cooperação no setor de defesa entre as duas nações, principalmente depois que Mourão se encontrou com a ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, em janeiro, por ocasião de sua visita ao Brasil.

  • Com informações da agência ANSA (IT)


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:

1 COMENTÁRIO

  1. Já existe o Cemitério Militar do Brasil em Pistoia, com um único corpo de um brasileiro, Soldado Desconhecido. Está sob a competente administração do Sr Mário Pereira, filho de um ex-combatente da FEB, que ficou na Itália para administrar o então Cemitério Militar que abrigou os corpos de todos os militares brasileiros que morreram na campanha da FEB na Segunda Guerra Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here