JMSDF coloca em serviço o JS Toryu, o segundo submarino movido a baterias de íon-lítio da frota

blank
Foto do comissionamento do JS Toryu via JMSDF - Japan Maritime Self Defense Force (Força de Autodefesa Marítima do Japão )

A Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) comissionou seu décimo segundo e último submarino da classe Soryu, o JS Toryu, em uma cerimônia realizada em 24 de março no estaleiro Kawasaki Heavy Industries (KHI) Kobe Works. O submarino de ataque diesel-elétrico Toryu será atribuído à 2ª Flotilha de Submarinos no porto próximo de Kure.

Os dois últimos submarinos são ligeiramente diferentes dos navios anteriores da classe. O Ouryu e o Toryu usam baterias de íon-lítio fabricadas pela GS Yuasa em vez de motores de ciclo Stirling que recarregam baterias de chumbo-ácido tradicionais para operações submersas. As baterias usadas no Ouryu e Toryu são de óxido de níquel-cobalto-alumínio, ou NCA, de lítio. Essa tecnologia requer menos manutenção e é capaz de suportar mais tempo em altas velocidades em imersão em comparação com baterias de chumbo-ácido.

Os submarinos diesel-elétricos da classe Soryu são construídos desde 2005, os primeiros seis foram construídos pela Mitsubishi Heavy Industries e o restante pela Kawasaki Shipbuilding Corporation.

A classe Soryu carrega um design hidrodinâmico baseado no submarino da classe Oyashio. Possui um deslocamento maior do que qualquer outra classe de submarinos em serviço com o JMSDF.

O submarino está equipado com motores Stirling para aumentar o desempenho da propulsão e a resistência subaquática. O motor resiste a operações submersas superiores. O sonar de alto desempenho a bordo aprimora as capacidades de vigilância. O submarino também possui recursos furtivos e medidas de segurança aprimoradas, como equipamento de mergulho.

A um custo estimado de $ 500 milhões por unidade, os submarinos da classe Soryu têm um comprimento total de 84 m, uma viga de 9,1 m e uma profundidade de 10,3 m. O calado normal do submarino é de 8,4 m. Tem um deslocamento de superfície de 2.950 te um deslocamento submerso de 4.200 t. A classe Soryu tem uma tripulação de 65, dos quais nove são oficiais e 56 alistados. O submarino pode navegar a uma velocidade de superfície de 13kt e uma velocidade de mergulho de 20kt. Ele tem um alcance máximo de 6.100 nm a uma velocidade de 6,5 kt.

JS Toryu é o 12º e último submarino da classe Soryu produzido para o JMSDF (o 6º construído pela Kawasaki Heavy Industries, os outros 6 foram construídos pela Mitsubishi Heavy Industries). Toryu significa Dragão Lutador. O nome de Toryu é derivado da famosa luta cênica de dragões na cidade de Kato, na província de Hyogo, onde a torrente do rio Kako flui entre rochas de formas estranhas.

 

O navio, construído por 69 bilhões de ienes, tem um deslocamento de 2.950 toneladas e um comprimento total de 84 metros e largura de 9,1 metros. É capaz de navegar a cerca de 20 nós quando submerso e 12 nós quando à superfície. A fonte de alimentação usa uma bateria de íon de lítio, que possui excelentes recursos submarinos e automatiza o sistema. O Submarino está equipado com um motor a diesel Kawasaki 12V 25 / 25SB e outro motor Kawasaki Kokkamusu V4-275R Stirling quatro.

O Soryu-Class é um submarino diesel-elétrico construído pelas empresas japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Shipbuilding Corporation para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). É uma versão melhorada do submarino Classe Oyashio. A quilha para o primeiro submarino da classe Soryu foi lançada em março de 2005 e lançada em dezembro de 2007 e comissionada em março de 2009.

A classe Soryu está equipada com seis tubos de torpedo HU-606 533 mm que podem disparar torpedos teleguiados pesados ​​Tipo 89 e mísseis anti-navio UGM-84 Harpoon. Tem um mastro optrônico e radar de busca aérea de superfície / baixo nível ZPS-6F para detecção de ASW inimigo e embarcações de patrulha marítima, bem como a suíte de sonar Hughes / Oki ZQQ-7 incorporando um conjunto de sonar montado na proa e quatro sonares de flanco matrizes.

O submarino da classe Soryu tem um alcance de 6.100 milhas náuticas e pode mergulhar a uma profundidade de 2.132 pés, ou dois quintos de uma milha.

  • Com informações da JMSDF – Japan Maritime Self Defense Force (Força de Autodefesa Marítima do Japão ) via redação Orbis Defense Europe.

Comments are closed.