“JPOW / STAR21”; O maior exercício de defesa aérea e antimísseis da Europa em andamento

blank
Imagem via NATO/OTAN/USAF Europe.

De 8 a 26 de março, dezenas de unidades militares e equipes conduzem os exercícios combinados de mísseis e defesa aérea do Joint Project Optic Windmill 2021 e Steadfast Armor 2021 (JPOW / STAR21) em quinze locais na Europa e nos Estados Unidos.

Oito países diferentes e várias sedes internacionais participarão do exercício. A organização, coordenação e grande parte das atividades acontecerão no quartel da Vredepeel, na Holanda. Num cenário sintético, o exercício mostrará que os Estados-Membros da OTAN a todos os níveis – do táctico ao estratégico – são capazes e estão dispostos a colaborar eficazmente para se defenderem de todas as ameaças aéreas possíveis.

No Comando Aéreo Aliado, Ramstein, Alemanha, especialistas do Quartel-General do AIRCOM, Centro de Operações Aéreas Combinadas Uedem, Centro de Operações de Defesa de Mísseis Balísticos da OTAN e do Centro de Competência de Defesa Aérea e de Mísseis de Superfície contribuem para a coordenação, sincronização e deconflito dos esforços dos Aliados durante a JPOW / STAR21.

Estamos mostrando que a cooperação internacional também pode ser eficaz em formações temporárias e variáveis, se as partes profissionais e motivadas tomarem a iniciativa Na Vredepeel, a Holanda oferece às nações aliadas a oportunidade de compartilhar conhecimento, conectar sistemas e aplicar procedimentos internacionais para mísseis integrados e defesa aérea com o exercício JPOW. “Com o JPOW, mostramos que a cooperação internacional também pode ser eficaz em formações temporárias e cambiantes, se as partes profissionais e motivadas tomarem a iniciativa”, afirmou o Chefe da Defesa da Holanda, almirante Rob Bauer.

Um novo elemento este ano é a combinação com o exercício bienal da OTAN ‘STAR21’ para o nível estratégico da Aliança, que é motivado pela forma e nível de qualidade oferecido no JPOW. O exercício permite que o nível tático e o nível estratégico mais alto treinem juntos. Com o desenvolvimento de conceitos e elementos de experimentação, JPOW oferece uma plataforma para a Aliança testar e avaliar parcerias, modos de ação e novos sistemas em um ambiente simulado. Com foco no trabalho procedimental, o exercício é realizado como uma combinação de unidades implantadas nas fases de campo e simulação.

Para mais informações sobre o exercício, confira o vídeo:

  • Fonte: NATO/OTAN/USAF Europe, Allied Air Command Public Affairs Office/JPOW Public Affairs Office, via redação Orbis Defense Europe.