Laboratório do Instituto de Estudos Avançados renova sua licença

Data:

Em fevereiro de 2025, o Laboratório de Radiação Ionizante (LRI) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) obteve a renovação de sua licença de operação junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), incluindo um novo arranjo de ensaio com feixe de nêutrons térmicos. Este arranjo, projetado e construído no IEAv, produz um feixe colimado de nêutrons de baixa energia que permite estudar os efeitos destas partículas sobre circuitos integrados, de forma a estimar sua taxa esperada de falha quando operando em ambientes com presença de radiação, como por exemplo o ambiente espacial.

O pesquisador do IEAv e líder do Projeto ERISA-D (Efeitos nocivos da Radiação Ionizante em tripulações, Sistemas Espaciais e Defesa), Doutor Claudio Federico, explica que os nêutrons são parte importante da radiação cósmica incidente em altitudes de voo de aeronaves, sendo responsáveis por cerca de 50% da dose incidente em tripulações e por mais de 90% dos efeitos (falhas transitórias ou permanentes) em dispositivos aviônicos, sendo uma preocupação da indústria aeronáutica moderna. “Em especial, os nêutrons térmicos podem afetar seriamente os circuitos integrados, por meio de reações com contaminantes presentes no silício utilizado, principalmente em circuitos integrados comerciais de prateleira”, pontuou.

O Laboratório de Radiação Ionizante do IEAv realiza ensaios de tolerância à radiação ionizante em dispositivos eletrônicos e materiais diversos voltados ao interesse aeroespacial, visando prever e mitigar falhas nos sistemas, decorrentes da radiação. Os feixes disponíveis foram complementados agora pelo novo arranjo de nêutrons térmicos, tornando o LRI/IEAv uma instalação singular e mais abrangente para ensaio de radiação em sistemas aeroespaciais.

Fotos: IEAv



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Operação Atlas 2025: Brasil realizará maior exercício militar conjunto do ano na Amazônia

Com foco em logística e interoperabilidade, as Forças Armadas...

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...