Lançamento: A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética

Obra inédita sobre Defesa Cibernética produzida por cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina.

blank

No momento atual, uma possível Guerra Cibernética pode ser tão fatal quanto qualquer outra guerra do passado. Considerando o nível de dependência que temos de serviços básicos que se encontram totalmente informatizados, como o sistema bancário, as telecomunicações, controle do espaço aéreo etc estamos também muito vulneráveis ao risco de um apagão digital que paralise hospitais, bancos, usinas de energia, interrompa o fornecimento de água e provoque o caos em todo o país.

Fruto de uma intensa e longa pesquisa empreendida pelos cientistas do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, o livro A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética traz um minucioso panorama das estratégias de Defesa Cibernética utilizadas pelos EUA, China, Rússia e Israel. A obra analisa doutrinas, políticas de defesa, e outros documentos, alguns sigilosos, que revelam como estas nações estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.

Para o Brasil, importante hub dentro do espaço cibernético da América Latina e do Mundo, o livro alerta sobre a importância de se desenvolver o pensamento cibernético nacional e o longo caminho que ainda precisamos percorrer até garantirmos nossa resiliência frente às ameaças emergentes vindas do ciberespaço.

Mais informações em: www.alpheratz.com.br

Aproveite a promoção de lançamento: www.livrariadante.com.br

Sinopse:

blank

A Era da Informação encurtou as distâncias e trouxe novas tecnologias que facilitaram nossas vidas em diversos setores como o financeiro, o profissional e o social, contudo, com elas, surgiram também novas ameaças. O nível de dependência dos sistemas digitais trouxe a necessidade não apenas de políticas de Segurança da Informação para empresas privadas, mas tornou-se também uma preocupação para os Estados-Nacionais, exigindo o fortalecimento de suas Defesas Cibernéticas.

A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética revela como Estados Unidos, China, Rússia e Israel aperfeiçoaram estratégias, desenvolveram defesas, atualizaram doutrinas e estão empregando suas forças para dar conta das ameaças que emergem do ciberespaço no século XXI. Além dos desafios que as nações encontram nos domínios convencionais como o terrestre, marítimo e aéreo, o quinto domínio, o cibernético, apresenta novas modalidades de ataques como ransomware, phishing, ataques de negação de serviço e operações de desinformação que colocam em risco a integridade e o funcionamento dos sistemas e dos serviços dos Estados. Nesse novo cenário, atores inéditos postam-se frente a frente com os atores estatais demonstrando capacidade para derrubar infraestruturas críticas, sequestrar sistemas e paralisar países, gerando caos e medo nos cidadãos.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina (GEPPIC-UFSC), este livro apresenta um importante panorama que mostra como as potências estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.

 

Sobre as organizadoras:

Danielle Jacon Ayres Pinto é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pós-Doutora em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército-ECEME,Doutora em Ciência Política na linha de Política Internacional pela UNICAMP, Mestre em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/ USP, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/ USP, Especialista em Estudos da Paz e Segurança pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – FEUC (2008) e em Direito Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC-UFSC, Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa – GESED-UFSC. Pesquisadora associada ao Grupo O Brasil e as Américas da UFPE. Tem experiência nas áreas de estudos Sobre Poder e Política Internacional, Estudos de Paz e Segurança com ênfase em: Mediação de Conflitos Internacionais, Construção do Poder do Estado, Smart Power, Ciberdefesa e Cibersegurança, Inserção Internacional do Brasil. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudo de Defesa – ABED, Membro da International Studies Association – ISA, e da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI.

Graciela de Conti Pagliari é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, foi Visiting Fellow no Latin American Research Centre – LARC, University of Calgary, com bolsa do CNPq, após, desenvolveu período de pesquisa em Washington, DC. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É autora do livro O Brasil e a Segurança na América do Sul e co-autora do Guia de Defesa Cibernética na América do Sul. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Internacional (regional e comparada) e Defesa, Política Internacional e Política Externa Brasileira. É pesquisadora e vice-líder do Grupo Brasil e as Américas e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC.

Jéssica Maria Grassi é Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino- Americana – UNILA. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional – NEEGI.

Sobre a Editora Alpheratz:

A Editora Alpheratz é uma editora independente que tem como objetivo principal realizar a publicação de obras de excelente qualidade e de bons autores. É uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos. Visite www.alpheratz.com.br e conheça a editora.

A obra se encontra a venda pela Livraria Dante em:

www.livrariadante.com.br

Comments are closed.